Epic Games revela impressionante vídeo de demonstração do novo Unreal Engine 5

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

A equipa de programadores da Epic Games revelaram ontem um vídeo de uma demonstração, desginada de “Lumen in the Land of Nanite”, que demonstra as capacidades gráficas do novo motor Unreal Engine 5. Este motor gráfico promete revolucionar o mercado, ao permitir que os programadores possam inserir objectos directamente no motor, graças a duas revolucionárias tecnologias, Nanite e Lumen.

No primeiro caso, a Nanite corresponde a uma tecnologia de virtualização de geometria em micro-polígonos, ou seja, que o motor gráfico irá gerar automaticamente detalhes geométricos tão realistas quanto a realidade. No caso do Lumen, esta tecnologia permitirá aliviar os programadores, que deixam assim de ter que calcular individualmente os cálculos de iluminação e sombra, que são gerados dinamicamente pelo próprio motor.

O mais curioso é que esta demonstração incluiu tecnologias que já estão disponíveis no actual motor Unreal Engine 4.25, como Niagara VFX, Chaos Physics and Destruction e outros, tendo a mesma decorrido, em tempo real, na nova consola PlayStation 5 da Sony. No entanto, este motor gráfico não será um exclusivo PS5, tendo a Epic Games anunciado que o mesmo estará disponível em todo o tipo de equipamentos (PC, Mac, iOS, Android, consolas actuais e de futura geração) para o final de 2021.

Para permitir uma rápida adopção deste novo motor gráfico, bem como do actual Unreal Engine 4.25, a Epic Games decidiu alterar os seus royalties, ao permitir a utilização gratuita dos seus motores gráficos, de forma gratuita, até os mesmos atingirem o seu primeiro milhão de dólares de lucro, altura em que as licenças de utilização passarão para 5% dos lucros.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version