Dica do Dia: Limpar dados de smartphone Android antes de o vender (ou devolver)

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Se precisa de vender o seu smartphone Android, emprestar a um amigo, ou devolver o mesmo (como acontece todos os meses comigo), descubra agora como o fazer de forma a garantir que o equipamento vai completamente limpo, sem dados seus.

Esta situação é particularmente importante porque desde a versão 8.0 do Android, que mesmo realizando um restauro de fábrica do equipamento, a sua conta Google continuará a estar associada ao mesmo. Como tal, é fundamental garantir que limpa todas as contas existentes no equipamento, antes de iniciar o restauro de fábrica do mesmo, para que o mesmo deixe de estar associado à sua conta Google.

Para tal aceda às definições do dispositivo, escolhendo o menu de contas, onde encontrará todas as suas contas associadas a este dispositivo, habitualmente Google, Facebook e outras redes sociais. Deverá eliminar a conta Google em último. Para concluir o processo, deverá usar a impressão digital, padrão ou Pin se estiverem activos na segurança do dispositivo, ou a palavra-passe do acesso à conta Google.

Por fim deverá realizar o restauro do sistema. Aceda novamente às Definições e, no menu Sistema, encontrará a opção para Repor o dispositivo. Dentro desse menu, é habitual encontrar sempre mais que uma opção, como a opção de restauro de definições de rede, restauro de definições de aplicações ou o restauro completo de todo o sistema, neste caso designado de Configuração original.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version