Dica do Dia: Como aplicar pasta térmica correctamente

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Com as temperaturas a começarem a subir, está na altura de fazer a revisão anual ao seu computador, para garantir que o mesmo continuará a funcionar, sem problemas, antes que o calor a sério apareça. Uma das melhores soluções será a remoção de dissipadores e ventoinhas, para a devida limpeza dos mesmos e, se possível, substituir por elementos de desempenho superior.

Depois de ter limpo correctamente as ventoinhas e o dissipador do processador, está na altura de voltar a aplicar o mesmo. Para tal, realize uma limpeza mais profunda dos possíveis restos de pasta térmica existentes tanto na superfície do processador, como da base do dissipador. Para tal, utilize um pano de microfibras ou papel de cozinha, ligeiramente humedecidos com álcool.

Após essa limpeza mais profunda, deverá aplicar a pasta térmica, sendo a forma ideal em modo de gota, ou seja, aperte ligeiramente a sua bisnaga de pasta térmica para que esta apenas seja aplicada com um formato de gota. Aplique o dissipador, sem o apertar, deslocando-o ligeiramente para os lados, garantindo assim que a pasta térmica é uniformemente espalhada sobre toda a superfície, apertando finalmente o dissipador, para garantir um contacto ideal.

Este procedimento deverá ser efectuado sempre que realizar uma troca de processador, uma troca de dissipador, ou de, pelo menos, dois em dois anos, visto que as pastas térmicas não mantém as mesmas propriedades durante longos períodos de utilizador, visto muitas utilizarem compostos metálicos que acabam por oxidar.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version