Canon EOS 1Dx Mark III

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 5 min

Revelada durante o início do ano, a Canon EOS 1Dx Mark III chegou, finalmente, às nossas mãos, em conjunto com duas objectivas que permitem tirar partido das capacidades desta máquina. Mantendo-se fiel ao corpo e ergonomia da sua antecessora (têm sido duas premissas da gama desde o lançamento do modelo original em 2001), este modelo razão continua a ser a escolha mais usada por profissionais que cobrem grandes eventos desportivos.

Este poderá parecer um tema menor, mas para os profissionais, isto permite que possam pegar na nova câmara, aplicar as suas definições e começar a fotografar como se esta fosse a sua máquina habitual.
Outro elemento típico presente nesta EOS é o visor óptico, uma raridade nos dias que correm, já que são as câmaras mirrorless (sem espelho) que têm dominado as intenções de compra nos últimos tempos, com cada vez mais lançamentos e características que têm relegado as máquinas reflex para o esquecimento.

DSLR melhor que mirrorless?
A Canon surpreendeu tudo e todos com esta nova 1Dx Mark III, ao conseguir aperfeiçoar, não só o sensor de imagem principal, mas também o de focagem automática, para conseguir igualar as capacidades da igualmente impressionante Sony Alpha 9 II.

Se, até então, esta Sony Alpha era a referência de mercado em termos de velocidade e eficácia, a nova EOS 1Dx Mark III passa a ser a nova referência, já que consegue captar até dezasseis imagens por segundo, sempre com focagem através do sensor dedicado de quatrocentos mil pixéis com 191 pontos de focagem, graças ao processador de imagem DIGIC 8 dedicado, valor esse que sobe para umas impressionantes vinte imagens por segundo usando os 3869 pontos de focagem do sensor principal, através do modo Live View. O mais impressionante é que, em ambas as situações, poderá contar com um modo de focagem automática com detecção de olho humano, já que, de momento, o processador de imagem DIGIC X da Canon ainda não consegue identificar os olhos de animais, algo que certamente poderá ser resolvido com futuras actualizações de software. Este processador tem a particularidade de permitir que a 1Dx Mark III seja 380 vezes mais rápida em termos de processamento computacional, e 3,1 vezes mais rápida a processar imagens, face à sua antecessora, que vinha provida de dois processadores DIGIC VI+.

Sensor completamente novo
Para tudo isto foi necessária a criação de um novo sensor de imagem, completamente novo, que estranhamente utiliza a mesma resolução do da EOS 1Dx Mark II. Este sensor tem a particularidade de usar um filtro de passagem baixa completamente novo, que permite melhorar a captação de luz, garantindo imagens mais nítidas e com maior resolução, enquanto previne o efeito de moiré (deformação na captação de padrões).

Assim sendo, terá a garantia de que esta EOS 1Dx Mark III obterá imagens de elevadíssima qualidade em qualquer ocasião, incluindo em fracas condições de luz, quase como se estivesse a usar um smartphone em modo nocturno. Para lidar com toda esta velocidade, a Canon activou a compatibilidade com um novo formato de imagem (o HEIF – Ficheiro de Imagem de Alta Eficiência) e optou pela utilização dos novos cartões CFexpress, que permitem captar sequências com mais de mil imagens em formato RAW, graças às velocidades de escrita entre 800 a 1400 MB/s.


Distribuidor: Canon

Site: canon.pt

Preço: €7539,99 (só corpo)


Ficha Técnica

Sensor: 20,1 MP (CMOS Full Frame)
Processador de Imagem: DIGIC X + DIGIC 8 (AF)
Ecrã: 3,2 polegadas táctil fixo
Gravação de Vídeo: até 5,5K RAM a 60 fps
Objectivas usadas: EF 24-70 mm f2.8L II USM e EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS II USM
Dimensões: 158 x 167,6 x 82,6 mm (corpo)
Peso: 1250 gr (só corpo)


Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version