Asustor Nimbustor 4 AS5304T

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min

Os dispositivos NAS estão cada vez mais além dos simples servidores de ficheiros para a rede local. Hoje têm processadores poderosos, muita memória RAM e até se podem ligar directamente a monitores ou televisores para poder desfrutar dos seus conteúdos digitais, ou servirem de estações de monitorização de sistemas de videovigilância.

O Nimbustor 4 AS5304T da Asustor é um destes NAS: oferece uma versatilidade muito grande, graças ao processador Intel Celeron J4105 com quatro núcleos, que funcionam a uma velocidade máxima de 2,5 GHz. O processador está acompanhado por 4 GB de memória RAM podem ser ampliados até um máximo de 8.

Este NAS pode ser equipado com até quatro discos mecânicos de 3 ou 2,5 polegadas ou SSD SATA até um máximo de 64 TB de capacidade de armazenagem interna. Os discos são instalados em gavetas que podem ser inseridas ou removidas pela parte da frente do NAS e não necessitam de quaisquer ferramentas para o fazer.

Do lado das ligações, existem duas tomadas RJ-45 que, segundo a Asustor, têm uma velocidade de transmissão máxima de 2,5 Gbps. Como podem ser agregadas, a velocidade máxima de transmissão de dados pode chegar aos 5 Gbps. Existem também três entradas Type-A para USB 3.0 e ainda uma entrada HDMI 2.0 que permite o envio de imagens a 4K com HDR.

O software de configuração ADM, baseado em Linux, oferece o que se espera num dispositivo deste tipo: suporte para os principais protocolos de rede, incluindo Samba, FTP, HTTP entre outros. Os discos podem ser organizados segundo os seguintes tipos de volumes RAID: Single disk, JBOD, RAID 0, RAID 1, RAID 5, RAID 6 e RAID 10.

Podem ser acrescentadas mais funcionalidades e serviços ao software base, através de aplicações que são descarregadas e instaladas através da interface de configuração Web. Um dos aspectos menos simpáticos deste NAS é que enquanto se pode instalar discos muito facilmente e sem utilizar ferramentas, para se acrescentar memória é necessário desmontar quase o dispositivo todo. Já a configuração do software é bastante simples, embora, como acontece noutros NAS, é necessário ter alguns conhecimentos prévios de configuração de redes e acerca de partilha de ficheiros em rede.

Depois de instalados dois discos de 3,5 polegadas WD RED, feitos especialmente para utilização em sistemas NAS, fizemos um teste de transferência de ficheiros através da nossa rede local, que, infelizmente apenas chega a 1 Gbps, por isso não conseguimos tirar a limpo qual é o comportamento deste NAS a 2,5 Gbps. Ainda assim, conseguimos esgotar a velocidade máxima de transferência da rede, tanto na escrita como na leitura de dados.


Distribuidor: Asustor

Site: asustor.com

Preço: €539


Ficha Técnica

CPU: Intel Celeron J4105, 4 núcleos a 1,5 GHz (2,5GHz modo turbo)
Memória: 4GB SO-DIMM DDR4, expansível até 8GB
Armazenamento: 4 x SATA3 6Gb/s; 3,5″/2,5″ HDD/SSD até um máximo de 64 TB
Tipos de RAID suportados: Single disk, JBOD, RAID 0, RAID 1, RAID 5, RAID 6, RAID 10
Ligações: 3 x USB 3.2 Gen 1, 2 x Gigabit Ethernet, HDMI 2.0a
Dimensões: 170 x 174 x 230 mm


Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version