ASRock lança motherboard Z490 de edição limitada, a 1099 euros

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Com a nova Z490 Aqua, a ASRock decidiu criar aquela que consideram como a motherboard mais arrojada e completa do mercado, embora vá ter um preço de 1099 euros, e uma produção limitada a 999 unidades. Equipada com o novo chipset Intel Z490, a motherboard da ASRock suportará os novos processadores Intel Core de 10ª geração (Comet Lake-S), através do encaixe LGA-1200.

Baseando-se na X570 Aqua, lançada no ano passado, a nova Z490 Aqua destaca-se por diversos elementos, entre eles o distinto bloco de água que permite arrefecer não só o processador como o complexo circuito de alimentação de 16 fases da motherboard. Próximo desse bloco encontra-se um ecrã OLED monocromático, que revela informações do sistema, como estado do arranque, voltagens e temperaturas.

A própria placa de circuitos integrados da motherboard é diferente do habitual, com o seu formato EATX, as oito camadas com camadas em cobre para ajudar a dissipar o calor, sem esquecer os escudos, tanto frontal como traseiro, em alumínio, que elevam o peso desta motherboard para uns impressionantes 2,5 kg. Em termos de ligações, poderá contar com dupla saída USB-C Thunderbolt 3, bem como múltiplas ligações USB-C 3.2 Gen2, USB 3.2 Gen2 e USB 3.2 Gen1, tanto no painel traseiro como nas ligações frontais.

Em termos de dados, estão presentes uma controladora Aquantia AQC107 de 10 Gigabit, uma Realtek Dragon RTL8125GB de 2.5 Gigabit, e uma controladora Intel 802.11ax Dual-Band, com suporte para WiFi 6. Suporta memórias DDR4 até 4700 MHz, e incorpora três slots PCIe 3.0 x16 (compatível com sistemas SLI e CrossFire X), bem como três encaixes M.2 PCIe 3.0 x4.

Curiosamente, embora estes últimos sejam do tipo PCIe 3.0, os mesmos estão preparados para suportar componentes PCIe 4.0, assim que o controlador (integrado no CPU) o permita, talvez na próxima geração de processadores Intel. O sistema de som incluí controlador Realtek ALC1220 HD, bem como um DAC ESS Sabre 9128 e condensadores WIMA, para um som mais puro, digno de um equipamento para audiófilos.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version