Apple actualiza gama MacBook Pro de 13 polegadas

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

À semelhança do que aconteceu no final do ano passado, com o lançamento do novo MacBook Pro de 16 polegadas, que veio substituir o anterior modelo de 15, a Apple acaba de actualizar a versão de 13 polegadas. Estes novos modelos vêm assim a introdução do novo Magic Keyboard, bem como os novos processadores Intel Core de 10ª geração, e uma duplicação do espaço de armazenamento disponível.

Mantendo o design que sempre caracterizou este elegante portátil, o novo MacBook Pro 13 continua a usar a estrutura totalmente em alumínio, bem como um ecrã de 13 polegadas, ao contrário do que alguns rumores indicavam, sobre a possibilidade de aumento do ecrã para 14 polegadas com uma moldura minúscula, como aconteceu com o modelo de 16 polegadas.

Este ecrã continua a utilizar a tecnologia Retina Display, ou seja, utiliza uma resolução nativa de 2560 por 1600 pixéis (densidade de 227 pontos por polegada) e, graças à tecnologia do painel de IPS, garante uma exibição de cores compatível com a norma DCI-P3. A iluminação LED garante até 500 nits de brilho máximo.

Porém, a novidade mais relevante é a substituição do teclado de mecanismo “butterfly“, que tantos problemas causou à Apple, em detrimento do novo Magic Keyboard, que utiliza um mecanismo tradicional em formato de tesoura (sistema que suporta a tecla) com um curso de 1 mm, para uma utilização mais confortável e duradoura. A Touch Bar continua presente, bem como o sensor de impressões digitais Touch ID, e uma tecla ESC física.

Internamente os novos MacBook Pro 13 passam a usar os novos processadores de quatro núcleos Intel Core de 10ª geração, que podem atingir até 4,1 GHz de velocidade, graças à tecnologia Turbo Boost, melhor desempenho gráfico graças à nova controladora gráfica integrada Intel Iris Plus Graphics, essencial para poder ligar este MacBook Pro a um monitor Pro Display XDR à resolução máxima, de 6 K.

A memória RAM passa a ser do tipo DDR4 a 3733 MHz, tendo a capacidade elevado para 16 GB enquanto versão base, expansível a 32 GB. No armazenamento passa a estar disponível um SSD PCIe NVMe de 512 GB na configuração base, que pode ser ampliado até 4 TB, tendo esta solução garantido velocidades de escrita em torno dos 3 GB/s.

Os novos MacBook Pro 13 da Apple já estão disponíveis em Portugal, com preços que começam nos 1.529 euros, podendo esse valor ascender até aos 5043,29 euros, se escolher a configuração máxima, composta por um Intel Core i7 de 2,3 GHz, 32 GB de memória RAM, 4 TB de armazenamento SSD, bem como software Final Cut Pro X e Logic Pro X (€559,98 só para o software adicional).

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version