40 anos de Pac-Man, o jogo que mudou o mundo.

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 4 min

No final da década de 70, os populares salões de jogos deTóquio estavam a ser dominados por videojogos violentos, quase sempre com o objectivo de matar alienígenas. Toru Iwatani, um jovem programador de 24 anos, ao verificar que estes jogos acabavam por limitar a audiência dos salões a jovens rapazes, decidiu que estava na altura de criar um jogo simples e cativante, que pudesse ser jogado também por mulheres.

Embora até ao momento o único jogo lançado, Gee Bee em 1978, não tivesse a ter o sucesso desejado, sendo meramente uma versão digital de um jogo de pinball, Pac-Man acabou por ser o oposto, e ficar marcado na história dos videojogos. A inspiração para o jogo ocorreu durante uma refeição, no momento em que retirou uma fatia de pizza para comer, com as restantes a formarem a icónica forma do personagem do jogo.

Embora inicialmente estivesse a planear criar um jogo com temas como moda ou romance, para tentar captar a tão desejada audiência feminina aos salões de jogos, Iwatani acabou por se lembrar, com a fatia de pizza na mão, que as mulheres também gostam de comer, atribuindo assim o nome de PuckMan, derivado da popular frase japonesa “Paku paku Taberu”, onde “paku paku” representa o ruído de alguém a mastigar, e “Taberu” significa comer em Japonês.

Assim PuckMan foi lançado em 1980, e tornou-se rapidamente num sucesso internacional, embora o distribuidor norte-americano, a Midway, tenha obrigado a Namco a mudar o nome para Pac-Man, com receio que os mais novos fizessem troça do nome original, e alterassem a letra “P” por “F” de PuckMan. O resto é história, tendo sido vendidas, globalmente, mais de 300 mil unidades entre 1981 e 1987.

Desde então, Pac-Man tem sido um ícone, não só dos videojogos como de toda a cultura associada aos anos 80 e 90 do século passado, tendo sido já personagem de filmes, bem como participado em outros videojogos. Para quem nunca jogou, ou simplesmente desejar matar algumas saudades de Pac-Man, experimente o jogo móvel gratuito, disponível tanto para dispositivos iOS como dispositivos Android.

IA da Nvidia joga Pac-Man sozinha

Como forma de celebrar o 40º aniversário de Pac-Man, a Nvidia decidiu ensinar um sistema de IA (Inteligência Artificial) a jogar Pac-Man, sem precisar de escrever uma só linha de código. Para tal, apenas fez com que esse sistema observasse como se joga Pac-Man, num total de 50.000 jogadas.

O modelo utilizado pelo sistema foi criado automáticamente apenas pela observação, estando reunidos os principais ingredientes de Pac-Man, como a vontade de comer pastilhas, evitar os fantasmas e tentar não morrer. Este modelo será lançado em forma de jogo, enquanto GameGan, estando a ser criado em conjunto com a Namco Bandai, a editora original de Pac-Man. Ou devemos dizer de PuckMan?

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version