Grupo de trabalho português sugere regras para a criação de aplicação única de rastreio da COVID-19

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 2 min
©Kate Trifo

Nasceu na plataforma Movimento tech4COVID19 e sugere um conjunto de princípios para uma «aplicação nacional de rastreamento de sintomas e contacto».

O grupo de trabalho 1App4PT quer, assim, que as questões relacionadas com a «eficácia, a privacidade dos dados e a inclusão social» sejam asseguradas.

Para ajudar a criar estas regras, o 1App4PT publicou um documento com sete directrizes que esta app única nacional deveria seguir e traça um plano.

«Este grupo de trabalho pretende chegar aos diversos organismos do governo, sociedade civil e empresas na discussão do que é necessário para colocar a melhor tecnologia na luta contra a pandemia». Aqui ficam as sugestões:

1 – Identificar, trabalhar e testar aspetos relacionados com a eficácia da aplicação;
2 – Respeitar a privacidade dos dados do cidadão;
3 – Assegurar a robustez em termos de segurança;
4 – Ser escrutinável e transparente;
5 – Ser acessível a toda a população portuguesa, dando resposta às dificuldades de grupos mais info-excluídos ou com outro tipo de limitações;
6 – Ser integrada com os esforços nacionais de rastreamento de contactos, teste de diagnóstico e monitorização da COVID-19;
7 – Conjugar numa aplicação única funcionalidades complementares para controlo epidémico.

Em Portugal já existe, pelo menos, uma app anunciada para o rastreio anónimo de cidadãos infectados com COVID-19, a Stayaway.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version