Windows vai ter integração com sistema de ficheiros do Linux no Explorador de Ficheiros

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

A Microsoft já tinha revelado planos para integrar um kernel de Linux completo no Windows 10, agora anunciou que ira integrar suporte para o sistema de ficheiros de Linux no Explorador de Ficheiros, o gestor de ficheiros do Windows.

Quando esta novidade estiver disponível, irá aparecer um ícone com um pinguim do Linux na coluna da esquerda na janela do Explorador de Ficheiros, que dá acesso ao sistema de ficheiros e a quaisquer distribuições que estejam instaladas no Windows 10.

A Microsoft está a testar esta integração na nova versão de testes do Windows 10 que já está disponível. Nas versões anteriores, os utilizadores tinham de aceder a um caminho UNC para conseguirem aceder a ficheiros Linux a partir do Subsistema Windows para Linux.

O Subsistema Windows para Linux é uma funcionalidade que a Microsoft tem vindo a melhorar gradualmente com o objectivo de integrar um kernel de Linux completo no Windows 10. Anteriormente já tinha sido adicionada ao Windows 10 a integração da shell Bash, OpenSSH e as distribuições de Linux Ubuntu, SUSE Linux e Fedora já estão disponíveis para download na loja Microsoft.

A Microsoft também lançou uma nova ferramenta de linha de comandos Windows Terminal no ano passado.

A actualização para Windows que inclui esta funcionalidade será disponibilizada ainda este ano.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version