Samsung abandona produção de ecrãs LCD até ao final do ano

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Aproveitando o momento em que a procura por ecrãs LCD (painéis de cristais líquidos) está reduzida, devido à actual crise do novo Coronavírus, a Samsung Display (subsidiária da Samsung Electronics) iniciou o processo de conversão das suas fábricas de painéis LCD para a produção de painéis Quantum Dot OLED.

Esta medida vai ao encontro do programa anunciado em Outubro passado, que corresponde a um investimento de 13.1 triliões de Won Coreanos (equivalente a 9,7 mil milhões de euros), não só para a conversão das actuais fábricas de painéis LCD, como em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias Quantum Dot OLED.

Esta será uma tecnologia proprietária da Samsung Display, que permitirá, à semelhança do que acontece com os actuais ecrãs QLED, adicionar uma camada Quantum Dot a um painel OLED, garantindo assim uma qualidade de imagem superior, tanto em cores como brilho e contraste, mas terá um preço de produção reduzido face aos tradicionais painéis OLED.

Até ao momento, apenas está confirmada a conversão de uma das fábricas de painéis na Coreia do Sul, não se sabendo ainda o que acontecerá à segunda fábrica, nem às duas fábricas que a Samsung Display tem na China. Este processo de conversão deverá ficar concluído até Outubro próximo, altura em que a produção de ecrãs LCD irá parar por completo.

Apesar da paragem, responsáveis da marca garantem que irão cumprir todas as encomendas de painéis LCD encomendadas até ao final do ano. Curiosamente a Samsung Display não é o único fabricante a abandonar a tecnologia LCD, tendo a LG Display anunciado no início do ano o fim da produção de todos os painéis LCD domésticos até ao final de 2020, tal como a Panasonic, durante o próximo ano de 2021.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version