Review: Leawo Blu-Ray Ripper

Por: PCGuia Lab
Tempo de leitura: 4 min

Vivemos uma época sem precedentes, onde muitos dão o corpo às balas para que todos tenhamos acesso a bens de primeira necessidade e cuidados de saúde, e outros limitam-se a esperar em casa. Isto não significa que não tenha trabalho, no nosso caso este subiu bastante, por estranho que pareça, mas isso não nos impede de encontrarmos verdadeiros “tesourinhos” como o Leawo Blu-Ray Ripper.

Tal como o nome indica, trata-se de uma aplicação que permite “rippar” conteúdos em Blu-Ray, ou seja, descarregar e converter o conteúdo do disco Blu-Ray para um formato digital que pode ser reproduzido nos seus dispositivos digitais, como PC, tablet ou smartphone.

São várias as situações onde este tipo de aplicação pode ser útil, como, por exemplo, extrair o áudio de um concerto dos U2 ou Pink Floyd para um formato (MP3, FLAC ou outro) que possa ser reproduzido no seu computador portátil do trabalho, uma vez que hoje em dia estes dispositivos já não trazem leitor óptico para reproduzir esses concertos.

Poderá usar ainda o Leawo Blu-Ray Ripper para descarregar um dos seus filmes preferidos, que tem em Blu-Ray, para o poder rever no seu smartphone ou tablet, quando estiver na cama a sofrer uma daquelas insónias que podem durar até às tantas da manhã. Explicadas as razões pelo qual esta aplicação da Leawo deverá ser considerada, vamos ver como a mesma se comporta.

Para tal, é essencial aceder à página da mesma (aqui) e descarregar a aplicação na versão correspondente ao seu computador. Após descarregar, deverá iniciar o processo de instalação, processo esse que apenas exige aceitar as condições de licenciamento, indicar a pasta para onde a aplicação será instalada, e se deseja criar um atalho no ambiente de trabalho, e um ícone na barra de tarefas.

Após instalada a aplicação, é com agrado que somos brindados com a abertura de uma página web a informar que a instalação decorreu com sucesso, sendo ao mesmo tempo disponibilizado um vídeo demonstrativo sobre como utilizar a aplicação. Nessa mesma página, encontrará vários tutoriais a explicar como desempenhar cada tipo de tarefa que pode ser realizada através deste Leawo Blu-Ray Ripper.

Entre as várias opções disponíveis, decidimos testar a conversão de um filme em Blu-Ray para um ficheiro digital em MP4. Para tal utilizámos o tutorial fornecido pela Leawo para determinar quais as opções disponíveis para simplificar todo o processo.

Dentro da aplicação, apenas precisamos de pressionar no menu Converter, escolher a origem através da opção Adicionar Blu-Ray, escolher o formato de destino (MP4 Vídeo, neste caso) e, nas opções seguintes, escolher se deseja manter a resolução ou diminuir a mesma, qual o Bit Rate, a taxa de fotogramas, bem como o tipo de áudio desejado. Se vai usar o vídeo num dispositivo móvel, poderá reduzir a resolução para 1080p e o áudio para dois canais estéreo.

Antes de iniciar o processo de Conversão, se utilizar uma placa gráfica Nvidia no seu computador, recomendamos que aceda às definições da aplicação, e no separador Atuação, active a aceleração GPU, para que a sua placa gráfica ajude a acelerar todo o processo. Infelizmente, por se tratar de uma versão de demonstração, terá que adquirir a licença para utilizar a aplicação com todas as funcionalidades. Esta poderá ser adquirida através de uma licença anual, ou uma licença vitalícia. Ao comprar a licença, terá acesso a actualizações gratuitas, bem como suporte técnico da mesma.

Exit mobile version