Raspberry Pi recebe câmara de 12 MP de objectivas intermutáveis

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

A fundação Raspberry Pi acaba de anunciar a disponibilização de um novo kit, designado de High Quality Camera, composto por um circuito equipado com um sensor de imagem de 12.3 MP, que pode utilizar qualquer tipo de objectivas. Esta não é a primeira câmara disponibilizada para Raspberry Pi, estando já disponível o Camera Module V2 de 5 MP, e o Pi NoIR Camera V2, de infravermelhos.

O que torna esta nova câmara tão diferente é o facto de a mesma utilizar um sensor de dimensões bastante superior, mais concretamente um sensor retroiluminado Sony IMX477 de 1/2.3 de polegada, o que corresponde a píxeis com uma dimensão de 1.55 μm. Isto permitirá captar imagens com uma qualidade equiparável ao de um smartphone, com a vantagem de poder utilizar qualquer tipo de objectiva que desejar.

Para tirar partido dessa função, a placa de circuitos com o sensor incluí um encaixe de objectiva do tipo C, um tipo de encaixe industrial habitualmente utilizado em sensores de 16 mm. Por se tratar de um encaixe universal, é possível instalar-se adaptadores para poder utilizar objectivas Canon do tipo EF e FD, Nikon do tipo F, Olympus do tipo OM e Pentax de encaixe K, entre outras.

Este módulo High Quality Camera é compatível com todos os sistemas Raspberry Pi desde a primeir geração (Model B), e inclui adaptador de encaixe C para CS, suporte de tripé, rosca de ajuste de focagem no encaixe, e embora não esteja (ainda) disponível em Portugal, pode ser adquirido através de diversos distribuidores via online (como em Espanha), com um preço a rondar os €59,90.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version