Qualcomm permitirá actualização de drivers de GPU através de uma App

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Embora esta medida tenha sido anunciada em conjunto com o lançamento dos novos Snapdragon 865 e 765, só agora está a ser disponibilizada a primeira aplicação que permitirá a actualização de drivers do controlador gráfico (GPU), sem precisar de esperar pela actualização de firmware do seu dispositivo.

Designada de Elite Gaming, esta funcionalidades só estará disponível, nesta fase inicial, em três equipamentos da Xiaomi, o Xiaomi Mi 10 5G, Mi 10 Pro 5G e Redmi K30 Pro, e apenas no mercado chinês, já que a aplicação necessária para efectuar essa actualização, designada de GPU Driver Updater, só está disponível na loja chinesa de aplicações da Xiaomi.

Segundo informações dadas pela própria Qualcomm, outros SoC da marca poderão beneficiar desta solução, como o Snapdragon 855, mas que essas actualizações ficarão ao critério de cada fabricante, que terá igualmente a responsabilidade de as disponibilizar, bem como a respectiva aplicação para a actualização, nas suas lojas de aplicações (ou na própria Google Play Store).

O objectivo da Qualcomm será obrigar os fabricantes a terem que lançar actualizações regulares, à semelhança do que já acontece com as obrigatórias actualizações de segurança, impostas pela Google. Segundo os drivers de GPU lançados pela Xiaomi, estes incluem optimizações para jogos como PUBG Mobile, Fortnite e Honkai Impact 3rd, bem como actualizações gerais para OpenGL ES e Vulkan.

 

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version