Olimpíadas Nacionais de Informática 2020 com inscrições abertas até 22 de Abril

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 2 min
A final nacional das ONI é em Maio. ©Luca Bravo

Estão abertas até 22 de Abril as inscrições para tentar conseguir um lugar na equipa portuguesa que vai disputar as Olimpíadas Internacionais de Informática 2020. Para isso é preciso participar, primeiro, nas Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI).

Com organização da APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, a ONI conta com uma componente científica da responsabilidade do Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e do Departamento de Engenharia Eletrónica e Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve.

A edição deste ano segue o modelo das anteriores: há um concurso online onde podem entrar «todos os alunos do ensino secundário» e obriga à na resolução de «três problemas de programação de natureza algorítmica». Depois, cabe a um «sistema de avaliação automático» determinar se os alunos conseguiram resolver tudo com sucesso.

Os trinta concorrentes que tiverem melhor classificação aqui passam à final nacional, também online, a 22 de Maio. Aqui, os mais bem classificados participam num estágio de formação que decorre em Junho, que servirá para escolher os quatro “crânios” que vão representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais da Informática.

A realização da final internacional está, contudo, rodeada de incerteza: «As IOI 2020 ainda estão a ser planeadas para ser em Singapura, mas nunca antes de setembro. Como plano alternativo, está também considerada a hipótese de a competição internacional ser realizada online, em modo não presencial», diz a APDSI.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version