NZXT Kraken Z63

Por: Luis Alves
Tempo de leitura: 4 min

Com a chegada do novo Kraken Z63 da NZXT, um novo modelo de arrefecimento a água all-in-one com radiador de 280 mm, somos surpreendidos com uma bifurcação da gama Kraken. Agora, passa a existir a série X, que actualiza os modelos X lançados entre 2016 e 2018 com a nova geração de bomba de água da Asetek (fornecedor); e a série Z, cujo principal foco é a sua personalização.

É neste último detalhe que as coisas se tornam muito interessantes, se forem apaixonados pela personalização. No topo da bomba foi colocado um ecrã LCD com 60 mm capaz de reproduzir qualquer tipo de imagem (limitado a 24-bits de cor e resolução máxima de 320×320) ou dados directamente do CAM, o software de gestão do sistema.

Uma vez que mostrar uma imagem poderá não resultar tão bem em todos os sistemas, visto que o conteúdo do LCD deve estar enquadrado no tema dos restantes sistemas de personalização do computador (em caso de modding), e não um espectáculo de GIF e memes, é no segundo grupo que a magia realmente acontece.

A ligação ao CAM permite mostrar directamente no LCD muitas informações importantes do nosso sistema, vários sinais vitais (com um esquema de cores à escolha), incluindo temperaturas e velocidades, quer do processador, quer da placa gráfica. Relativamente a todos os restantes aspectos do Kraken Z63, as melhores práticas da marca mantiveram-se: o radiador é simples, os tubos vêm com uma malha muito boa (além de proteger os tubos, evita a evaporação do líquido) e as ventoinhas continuam a ser as AER P, que se destacam por terem sido desenhadas para utilização em radiadores. O Kraken Z63 é compatível com todos os modelos de processadores actuais da Intel e AMD, mas o sistema de retenção utilizado nesta geração não é tão robusto como o do Kraken X72, que já testei.

A melhoria de desempenho esperada situa-se na faixa dos 3 a 6 ºC, com um ruído de 2.5 dB inferior, quando comparado com a plataforma Kraken X anterior. Nos nossos testes, conseguimos uma melhoria de 4ºC, em média, num exigente processador Intel de encaixe LGA-2011, comparado com o já referido Kraken X72, o que não deixa de ser impressionante, tendo em conta que este modelo utiliza um radiador de 360 mm.

Outra novidade é a instalação de um sensor de temperatura interno que, ao detectar um aumento da temperatura do líquido, faz subir a velocidade da bomba de forma instantânea, ajudando assim a maximizar o desempenho e a alargar a longevidade do conjunto.


Distribuidor: NZXT

Site: nzxt.com

Preço: €249,99


Ficha Técnica

Materiais usados: Cobre na base, alumínio no radiador
Encaixes: Intel LGA 1150 a 2066, AMD AM2 a AM4 e TR4
Dimensões: 315 x 143 x 30 mm (radiador), 79 x 79 x 52 mm (bloco)
Ventoinhas: Aer P 140 mm
Nível de ruído: até 38 dB

Exit mobile version