Tem um iPhone? Tenha cuidado com estas apps que fazem cobranças “milionárias” de taxas e subscrições

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 2 min
A Sophos já tinha feito um relatório idêntico para Android. @Sophos

O alerta veio da SophosLabs: a empresa de segurança identificou mais de trinta aplicações para iPhone e iPad que cobram «sobretaxas através de subscrições dispendiosas ou compras in-app abusivas», a chamado ‘fleecware’.

As conclusões estão no relatório ‘Não Permita que Fleeceware Entre no Seu iPhone’, onde a SophosLabs revela que estas apps «aparentam ter sido instaladas cerca de 3,6 milhões de vezes».

Neste grupo de apps fleecware, há ferramentas de edição de imagem; horóscopos, divinação ou leituras da palma da mão; scanners de códigos QR ou códigos de barras e aplicações de filtros faciais, entre outras. As subscrições semanais podem chegar aos 9,99 dólares/euros.

«As aplicações fleeceware não são oficialmente maliciosas, mas são pouco éticas, tirando partido da confiança dos consumidores através de técnicas desonestas cujo objectivo é conseguir lucros», acusa Jagadeesh Chandraiah, um dos responsáveis de segurança da SophosLabs.

O primeiro alerta da Sophos sobre apps fleeceware foi tornado público em Setembro de 2019; na altura, a empresa encontrou «diversas aplicações deste género, disponíveis para telemóveis Android», e fez um relatório semelhante ao que agora apresenta.

O documento ‘Aplicações Fleeceware Continuam na Play Store’ identificava vinte aplicações com este conceito, com «cerca de seiscentos milhões de supostas instalações», lembra a Sophos.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version