Ignotum per ignotius

Por: António Simplício
Tempo de leitura: 3 min
Unsplash

Haverá algo quase unanimemente aceite por quem já passou pelo processo de construção de habituação própria. E não, não são as dificuldades burocráticas inerentes ao processo de licenciamento ou o suborçamentação dos projectos. Se pensa em construir uma casa, prepare-se para ouvir de com quem quer que partilhe o seu projecto os inevitáveis, «nem sabes no que te foste meter» e «quando acabas a primeira é que estás pronto para fazer a tua». Dito isto, há, de facto, subprojectos que mesmo sendo tecnologicamente proficientes, lhe podem dar alguma dor de cabeça.

Uma casa a ser construída em 2020, e com o 5G na porta de entrada, não pode deixar de ter algum tipo de inteligência. Mas aventure-se nos fóruns de domótica e sai de lá com a cabeça em água. Para quase todos os hardcore users de domótica esta só faz sentido cablada e o KNX parece ser a sistema a utilizar.

Existe o receio compreensível de estar dependente de um serviço ininterrupto à Internet e/ou da segurança (ou falta dela) das redes Wi-Fi. Mas, mesmo que aceite esses dois e tome uma opção mais friendly, o processo pode ser algo atribulado. Primeiro, vai-se debater com os dois gigantes móveis. Pode optar pela plataforma Google Home ou pela Casa, da Apple. A primeira tem já um número muito significativo de dispositivos compatíveis no mercado (a Apple nem por isso). Os fabricantes de hardware também quase todos eles optam por ter as suas aplicações: do ThinQ da LG à Smartthings da Samsung, passando depois por todas as apps de todos os devices inteligentes que decida adquirir – da app Kasa da TP-Link às várias apps da Xiaomi ou só para as lâmpadas inteligentes. Falta aqui, obviamente, o outro grande gigante mundial, a Amazon com a Alexa. E a verdade é que foi com ela com que mais tenho falado lá em casa, ultimamente. No meio de todas estas opções que, na maioria (através do standard Zigbee), permitem que ligue os dispositivos e respetivas configurações entre si, o mais certo é que, tendo-se livrado do emaranhado de cabos e programação de uma instalação KNX se tenha vindo a meter noutro de aplicações de inúmeros fabricantes. A minha decisão final ainda não está tomada mas, se esta for inteligente pode ser que exista também uma app que a possa tomar.

Seguir:
Get mobile on tech, on Sports and if you can…travel light.
Exit mobile version