Novo comando da PlayStation 5 chama-se DualSense e acaba com um design icónico

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 2 min

A Sony revelou as primeiras imagens do comando da PlayStation 5, o DualSense. Novas tecnologias à parte, o que salta logo à vista é o design: a Sony pôs um ponto final nas linhas-base que sempre caracterizaram os comandos de PS e adoptou um formato diferente.

Estranhamente parecido com um comando de XBox, o novo DualSense perde os formatos cilíndricos das pegas laterais e passa a ter um formato semelhante a umas asas. Contudo, a disposição dos botões e dos joysticks mantém-se, assim como os gatilhos ‘R’ e ‘L’ (que também vão passar a ser adaptáveis, nos ‘2’).

Entre as outras mudanças, temos o botão ‘Share’, que muda de nome e passa a chamar-se ‘Create’. Neste design, que a PlayStation caracteriza como «mais refinado», foi ainda alterada a posição da barra de luz: da parte superior do comando, como tinha o DualShock4, passa para as laterais do painel táctil.

O novo DualSense tem ainda uma tecnologia de som chamada Tempest 3D Audio Tech, criada pela PlayStation, integra um microfone (para que não seja preciso usar um headset para comunicar com outros jogadores) e os botões têm «feedback háptico». A ideia é dar aos utilizadores uma «maior sensação de imersão».

Para já foi apenas mostrada uma versão do DualSense, em branco, mas a PlayStation fala numa outra cor, provavelmente o preto.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version