Dica do Dia: Liberte espaço na sua Xbox One

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Sabemos que está em casa, e que a sua consola de jogos poderá ser uma excelente ferramenta para o ajudar a passar o tempo, seja ela a Xbox One ou a PlayStation 4. Devido à forma como funcionam ambas, muito similar a um computador pessoal, o mais certo é que durante a instalação de um jogo acabado de comprar, ou durante a actualização de um jogo que gostava de jogar, deparar-se com a mensagem de falta de espaço no sistema, mesmo sabendo que tem mais do que espaço disponível livre. Está na hora de mostrar quem manda!

Primeiro deverá verificar o que se passa, ou seja, o que está realmente a consumir o espaço disponível no sistema. Na Xbox, deverá aceder às Definições, Sistema e Armazenamento. Aqui ser-lhe-ão dadas três opções para libertar espaço, “Limpar jogos guardados localmente”, “Limpar o armazenamento local da Xbox 360” e “Libere mais espaço”. No primeiro, como o próprio nome indica, irá eliminar todos os jogos existentes localmente na consola, sendo no segundo caso eliminados apenas os jogos e perfis relacionados com a Xbox 360 guardados na sua Xbox One.

Na terceira opção, poderá eliminar suplementos restantes, ou seja, DLCs e extensões instaladas de jogos já eliminados, bem como activar a função de Jogos Reduzíveis, ou seja, comprimir os jogos, mantendo-os jogáveis. Se clicar no ícone do armazenamento do sistema, poderá escolher a opção de Desinstalar Items, opção essa que lhe permitirá desinstalar jogos e aplicações, podendo ordenar a disposição dos mesmos por ordem alfabética, data de instalação ou tamanho que ocupa.

Poderá ainda, através do menu inicial da consola, aceder a “Os meus jogos e aplicações”, podendo aí escolher para listar os mesmos usando a opção “Ordernar por utilizado recentemente”. Assim torna-se mais fácil determinar quais os jogos menos usados, e quais aqueles que deverá eliminar para libertar espaço. Se, ainda assim, continua com pouco espaço livre, só lhe resta uma solução válida, que será adicionar um disco externo como unidade de armazenamento adicional para a consola. Tenha em atenção que este deverá ter, pelo menos, 256 GB de espaço e usar uma ligação USB 3.0, caso contrário a consola não permitirá a instalação de jogos na mesma.

 

 

 

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version