Dica do Dia: Adicione espaço na Xbox One

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Com apenas 500 GB de espaço para armazenamento, espaço esse que já tem cerca de 140 GB ocupados pelo sistema operativo da consola, é natural que esteja cada vez mais preocupado com o espaço disponível, especialmente se deseja tirar partido de serviços como a subscrição Xbox Game Pass Ultimate, que oferece mais de 100 jogos para jogar. Como deverá imaginar, mesmo que a sua consola tenha 1TB de espaço, no caso da Xbox One X ou One S, este espaço rapidamente ficará preenchido.

Infelizmente, e ao contrário da PlayStation 4, não é possível trocar-se o disco rígido interno da consola da Microsoft por uma solução melhor, como um disco maior ou uma unidade SSD, mas a Microsoft permite a utilização de até duas unidades externas, desde que as mesmas cumpram os requisitos mínimos de terem, pelo menos, 256 GB de espaço, e utilizem uma ligação USB 3.0. A grande vantagem é que esta unidade externa pode ser do tipo SSD, ou seja, além de ampliar o espaço disponível, permitirá acelerar o funcionamento do sistema e o acesso aos jogos.

1 – Escolher a unidade ideal

O primeiro passo será a escolha da unidade que deve usar como unidade externa. Conforme já foi dito, esta precisa de usar uma ligação USB 3.0, e ter, pelo menos, 256 GB de espaço. Se precisa de muito espaço, deverá optar por soluções como o Western Digital Black P10 Game Drive, criado especificamente para o efeito, tendo este uma excelente relação preço/desempenho, ao disponibilizar 2TB de espaço por €79,90 ou 4TB por €109,90. Se a sua é a velocidade, deverá optar por uma unidade SSD externa, mas prepare-se para preços significativamente mais elevados, como os 199,90 euros pedidos por um SSD Samsung T5 de 1TB.

2 – Ligue e configure

Escolhida a unidade desejada, apenas precisará de a ligar a uma das três portas USB disponíveis na consola. Por uma questão de arrumação, ligue o disco a uma das duas portas traseiras, mas só o faça depois de a consola estar ligada, para que a mesma reconheça o disco e inicie o processo de configuração da unidade. Para tal pressiona o botão Xbox no comando, de seguida escolhe Sistema, Definições, Sistema e Armazenamento. Neste menu clica na nova unidade e selecciona Formatar para jogos e aplicações. Aguarde até o processo terminar, e aí já poderá começar a instalar os jogos que deseja jogar.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version