Youtube e Netflix baixam qualidade dos vídeos para evitar entupimentos na Internet durante a crise do Coronavírus

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

Segundo uma notícia da agência Reuters, o YouTube juntou-se ao Netflix na intenção de reduzir temporariamente a qualidade da reprodução dos vídeos que estão nessas plataformas nos mercados europeus, de forma a minimizar o impacto do grande aumento na procura de serviços de streaming por haverem mais pessoas em causa devido à quarentena durante a pandemia do novo Coronavírus.

Segundo declarações do Youtube à Reuters, os vídeos serão reduzidos temporariamente à qualidade SD na União Europeia pode defeito.

Este decisão vem no seguimento do pedido feito pelo comissário europeu Thierry Breton às plataformas de streaming para reduzirem o consumo de largura de banda na Europa para não sobrecarregarem a infra-estrutura de Internet do continente sob pena de haverem interrupções de serviço em situações de teletrabalho ou ensino a distância.

O Netflix já tinha anunciado que iria reduzir o bitrate dos seus streams durante 30 dias, numa tentativa de reduzir o tráfego em 25 por cento. Segundo a BBC, o streaming de vídeo e os downloads de jogos são os serviços que mais largura de banda consomem. Em contrapartida os serviços usados no teletrabalho consomem consideravelmente menos recursos.

No entanto, vários ISP europeus dizem que as suas redes têm capacidade suficiente para conseguir aguentar utilização acrescida. Por exemplo, a British Telecom disse que, apesar de o consumo durante o dia ter aumentado 60 por cento, o consumo de largura de banda continua a ser metade da média do que é feito tipicamente durante a noite e que está longe de conseguir sobrecarregar a rede.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version