Todas as novidades que aí vêem com a actualização de Abril para o Windows 10

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 11 min

A primeira grande actualização para o Windows 10 em 2020, designada 20H1 ou 2004, chega em Abril, um ano depois do início do seu desenvolvimento, vem carregada de melhoramentos que vão alterar mais profundamente o funcionamento do sistema operativo que a actualização 19H2, lançada em Novembro do ano passado.

Esta actualização não chegou mais cedo devido ao foco da Microsoft no desenvolvimento do novo Windows 10X, o sistema operativo modular que vai fazer funcionar uma nova classe de dispositivos mais pequenos e eficientes energeticamente.

Se for um Windows Insider já pode descarregar um ficheiro ISO para actualizar o sistema que tem instalado, ou fazer uma instalação limpa, mas, para a maioria dos utilizadores de Windows, o mais prudente será esperar que a Microsoft disponibilize a actualização oficialmente no seu site, ou através do Windows Update porque a empresa ainda está a proceder à limpeza de quaisquer erros que o novo software possa ter.

Novidades na instalação do Windows e despiste de erros

Uma das novidades mais interessantes que estão incluídas na versão 2004 do Windows 10 é algo que os utilizadores do Mac OS já usam há algum tempo. Se tiver de repor o PC rapidamente, terá a possibilidade de descarregar e instalar o Windows a partir da cloud. Isto é particularmente útil se tiver acesso a uma ligação à Internet rápida e estável.

No entanto, há que ter em atenção que este processo de reposição através da cloud não faz uma reposição de fábrica, reinstala a mais recente versão do Windows e não que a que estava instalada no computador.

Para além de dispensar a obrigatoriedade de ter um qualquer suporte de dados, como uma pen drive USB, para reinstalar o Windows, a nova versão do Windows também vai permitir a utilização do seu PIN do sistema de segurança Windows Hello para entrar em modo de segurança de forma a agilizar o processo de login. Isto facilita o processo de despiste quando está a tentar descobrir a causa de um qualquer problema com o seu computador.

Novidades para programadores

Para quem desenvolve software há o ‘Windows Subsystem for Linux 2’ que vem corrigir muitos dos problemas e limitações da primeira versão, como o desempenho, compatibilidade e acesso ao sistema de ficheiros.

De entre estas novidade há a destacar as melhorias na utilização da memória e o suporte para arquitectura ARM64, para que se possam usar dispositivos como o Surface Pro X, e compatibilidade total com as chamadas de sistema para quem necessitar de usar software como o Docker.

Os programadores também vão poder ligar as suas aplicações de rede em Linux através do localhost e a Microsoft irá também acrescentar opções de configuração globais que podem ser aplicadas a distribuições Linux que são executadas através do Windows ‘Subsystem for Linux 2’.

Windows Sandbox

Quem for utilizador do ‘Windows Sandbox’ (o sistema de virtualização que existe no Windows 10 desde a versão 1903, que permite a execução de aplicações dentro de um ambiente completamente isolado do resto do sistema operativo), vai agora poder usar aplicações que suportem microfone e também vai poder configurar coisas como a forma como o ambiente virtual usa a rede, pastas partilhadas, scripts de arranque ou o processador gráfico virtual.

A Microsoft também acrescentou algumas melhorias de utilização como a possibilidade de usar a combinação de teclas SHIFT+ALT+PRINTSC para aceder à caixa de diálogo de facilidade de acesso e uma nova combinação de teclas para entrar e sair do modo de ecrã inteiro: CTRL+ALT+PAUSE/BREAK.

Ambientes de trabalho virtuais

Com a nova actualização do Windows vai poder mudar o nome aos ambientes de trabalho virtuais do Windows de forma a tornar a sua identificação mais fácil.

Ainda neste campo, na versão 2004 os ambientes de trabalho virtuais retêm os seus nomes mesmo depois de um reinício e se usar aplicações Universal Windows Platform (UWP), como o Correio, Calendário ou OneNote, estas serão iniciadas em modo minimizado, suspenso cada vez que reiniciar.

Definições

A Microsoft tem trabalhado em melhoramentos às ‘Definições’ do Windows desde à muito tempo. Tem trazido cada vez mais funcionalidades a partir do velhinho ‘Painel de Controlo’ para o novo sistema de configuração do Windows e a integrá-las nos locais onde faz sentido estarem. A partir da actualização de Abril de 2020 poderá aceder a todas as definições de idioma num único local que inclui uma secção que lhe dá uma vista geral. Para além disto terá acesso rápido a definições individuais como o idioma do ecrã, das aplicações, síntese de voz, teclado e formatos de numeração, datas, hora e moeda.

As definições das notificações, que neste momento são um pouco complicadas de descobrir, terão opções incluídas que permitem desligar todas as notificações para essa aplicação ou para aceder às definições das notificações dessa aplicação em particular. Poderá também desligar o som das notificações e filtrar as aplicações de forma a descobrir uma aplicação em particular que lhe está a enviar notificações.

A página ‘Estado da rede’ no painel ‘Rede e Internet’ foi consolidado para que deixe de ser necessário navegar por várias páginas para ver dados gerais como a utilização da largura de banda da ligação de rede. Da mesma forma, a página ‘Funcionalidades opcionais’ também foi melhorada para que consiga escolher e instalar várias funcionalidades de uma só vez, ordená-las sem ter de sair do ecrã principal.

Os programas Notepad, Wordpad e Paint são agora opcionais e podem ser removidos do sistema operativo.

Quando o emparelhamento rápido de dispositivos Bluetooth foi lançado na versão 1803, os dispositivos que o suportavam geravam uma notificação para dar início ao processo. Mas, apesar de esta funcionalidade poupar o trabalho de aceder às ‘Definições’ do Windows, era lenta. Agora pode emparelhar directamente a partir da notificação que também mostra o tipo de dispositivo que está a emparelhar.

O assistente por voz Cortana sai da barra de tarefas e terá uma interface própria. A Microsoft diz que isto faz parte de uma nova estratégia para transformar o Cortana num assistente de produtividade para o Office 365. Como passará a ser uma aplicação externa ao sistema, a Microsoft poderá actualizar o assistente com mais regularidade.

A alteração feita ao Cortana fez com que a Microsoft fizesse alterações ao sistema de busca que passará a permitir o acesso rápido às aplicações mais utilizadas, documentos acedidos recentemente e terá uma interface com separadores para uma filtragem de resultados mais fácil e ainda passará a apresentar sugestões sob a forma de assuntos relacionados que incluem uma linha de texto para explicar porque é que esse resultado aparece na busca.

O sistema de buscas do Windows terá também um sistema de correcção ortográfica automático que entra em acção cada vez que erra ao escrever o nome de qualquer coisa que esteja indexada pelo sistema de buscas do Windows.

A funcionalidade de procura de ficheiros do Explorador do Windows passará também a oferecer sugestões de ficheiros que estão nas drives locais e no OneDrive.

Ecrãs tácteis

Os utilizadores de Windows 10 em dispositivos com ecrãs tácteis vão receber uma experiência melhorada com o aumento do espaço entre os ícones na ‘Barra de Tarefas’ e um layout optimizado no Explorador de Ficheiros que torna mais fácil a interacção com os vários elementos no ecrã usando os dedos. O teclado no ecrã ser invocado cada vez que se tocar num campo de texto. Para além disto, a Microsoft diz que o teclado é capaz de reconhecer o cenário em que está a ser utilizado para mudar para a interface de utilização mais apropriada.

Jogos

A ‘Barra de jogos XBox’ também vai receber melhoramentos com indicação de FPS e achievements e suporte para Kaomoji para quem os gosta de utilizar.

Para além de tudo isto, também serão introduzidas alterações menos visíveis no Windows 10 com o lançamento da versão 2004, tais como a optimização na utilização dos sistemas de armazenamento no sistema ‘Busca do Windows’, o que vai facilitar a vida de todos os que usam discos mecânicos, mais lentos.

Optimizações

A Microsoft indica que o indexador do sistema de procura do Windows vai escolher a melhor altura para trabalhar e pára quando o computador começa a ser utilizado de forma mais intensa, como por exemplo durante um jogo, ou quando desliga o portátil da corrente.

A versão 2004 do Windows 10 também inclui melhoramentos ao Desktop Windows Manager (DWM) que traz melhoramentos ao funcionamento de sistemas com vários monitores quando os vários painéis têm taxas de actualização diferentes. Por exemplo, se tiver um monitor para jogos com uma taxa de actualização alta e um secundário com uma taxa de actualização mais baixa, o Windows começa a mostrar alguma dificuldade de reprodução das imagens. Este problema será resolvido com os melhoramentos que serão introduzidos com o novo WDDM 2.7.

Ainda no campo dos gráficos, a nova versão do Windows incluirá monitorização da temperatura do processador gráfico no ‘Gestor de Tarefas’ se o hardware o suportar. Esta informação irá aparecer no separador ‘Desempenho’ ao lado das outras informações que já estavam presentes neste separador.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version