Sony Walkman NW-A105

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Num mundo dominado por smartphones que fazem tudo e mais alguma coisa, é preciso ter coragem para lançar um dispositivo que, apesar de usar o sistema operativo Android, tem como função principal (e quase exclusiva), a reprodução de música.

Mas este Walkman NW-A105 da Sony não é um leitor de música qualquer: tem um conversor analógico/digital de primeira qualidade e é compatível, além dos fatídicos ficheiros MP3, com praticamente todos os tipos de ficheiros de música sem perda de qualidade, como os APE ou FLAC.

Em termos de funcionalidades, há uma aplicação que lhe permite ligar/desligar e personalizar a equalização ou os efeitos, como o que permite simular som que é reproduzido por um gira-discos.

Para além da ligação jack de 3,5 mm, este Walkman permite ainda a utilização de auscultadores sem fios através de Bluetooth. Como todos sabemos, a ligação Bluetooth tradicional limita bastante a qualidade do áudio reproduzido, por isso a Sony incluiu suporte AptX HD que melhora substancialmente a qualidade do som, trazendo quase para o nível de uma ligação com fios. Para emparelhar os auscultadores sem fios, está incluído uma funcionalidade NFC que facilita bastante o processo.

Os ficheiros de áudio com compressão lossless ocupam muito mais espaço que os ficheiros MP3, por isso, se preferir usar este tipo de ficheiros, os 16 GB de espaço de armazenagem do NW-A105 são bastante curtos. Para resolver esta dificuldade a Sony incluiu a possibilidade de se expandir a memória flash através de cartões de memória microSD.

Segundo a Sony, a bateria dura 26 horas a reproduzir som MP3 e baixa para as 16, se optar por ouvir música em FLAC.

A qualidade do som deste Walkman é muito boa e realmente a possibilidade de se usarem ficheiros lossless realça muito a qualidade do conversor analógico/digital do NW-A105. Os valores anunciados para a duração da bateria estão mais ou menos correctos: em MP3 obtivemos cerca de 25 horas e meia, já em FLAC, que requer mais processamento, o valor foi um pouco melhor, chegando quase às 17 horas.

Nota: 4/5
sony.pt | €350

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version