Play – Seiren X

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 3 min

Tal como acontece para PC, a Razer tem uma versão do seu microfone destinado a streamers (semi)profissionais para a consola da Sony. O Seiren X foi criado para usar na PlayStation (embora também possa ser usado em Windows ou macOS) e destina-se a utilizadores que usam o Twitch, ou a própria plataforma da Sony, para fazer a narração de jogos. Aqui, o Seiren compete com os headsets que já trazem microfone e que são mais naturais de ver neste contexto. No entanto, a marca acredita que existe aqui mercado para introduzir um microfone standalone, que acaba por ser mais atractivo para os mais profissionais.

O Seiren X tem, praticamente, o mesmo design da versão Emote, para PC, mas não inclui a placa com LED escondida sob a rede do microfone que consegue mostrar emojis a 8bit. Assim, este microfone apresenta-se mais simples e com uma utilização mais directa – basta ligar o Seiren X por USB à consola para que o sistema o reconheça como um microfone. No dispositivo, em si, temos apenas um botão que regula o volume e um outro que permite desligar e ligar. A caixa vem com uma base para colocar na secretária, e que permite inclinar ligeiramente o microfone. Uma das marcas que permite perceber que o Seiren X foi feito para a PS4 são os detalhes azuis que mostra, principalmente na rede, toda nesta cor.

Uma característica que continua imutável, e que acaba por definir a linha Seiren, é o facto de os microfones serem hipercardioides, o que faz com que a gravação dos chamados ruídos parasitas (som ambiente que nos rodeia, ou que estão longe do micro, e outras interferências) seja muito reduzida.

Basicamente, o Seiren X vai apenas captar a nossa voz, mas para isso é importante que o microfone esteja mesmo virado com a parte da frente (onde estão os seus dois únicos botões) virada para nós. Pelo feedback que recebemos de quem ouviu a nossa voz do outro lado, estamos perante uma boa solução para gravar som em streaming de jogos – disseram-nos inclusive que parecia estarmos a falar de um estúdio, o que pode ser uma prova da eficácia da tecnologia hipercardioide do Seiren X.


Distribuidor: Razer

Site: razer.com

Preço: €109,99


Ficha Técnica

Resposta de frequência: 20 Hz – 20 kHz
Impedância: 16 Ohm
Compatibilidade: PS4, Windows, macOS
Ligação: USB

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version