Microsoft quer unificar gráficos do PC e da Xbox com o novo Direct X 12 Ultimate

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

De acordo com a Microsoft, todo o hardware gráfico que suporte a nova API DirectX 12 Ultimate, quer esteja instalado num PC ou na nova Xbox Series X, garantidamente irá ser capaz de usar as principais funcionalidades gráficas da próxima geração, como DXR 1.1, Variable Rate Shading, Mesh Shaders e Sampler Feedback.

Uma peça fundamental para que isto aconteça são os programadores de jogos porque, ainda segundo a Microsoft, o DirectX 12 Ultimate dá-lhes todas as ferramentas de que precisam para desenvolver experiências visuais espectaculares, quer no PC, como na Xbox Series X, muito mais facilmente.

A versão Ultimate da API DirectX inclui todas as novas funcionalidades do DirectX 12 num único pacote que permite um processo de criação de criação de conteúdos compatíveis entre plataformas muito mais fácil. Isto poderá quer dizer que, no futuro, tudo que for feito para PC pode aparecer mais rapidamente na Xbox e vice-versa.

Apesar de toda esta retórica sobre unificação não quer dizer que os computadores, principalmente os topos de gama, não continuem a oferecer mais funcionalidades e acima de tudo mais capacidade de processamento e velocidade que uma consola, mas só o futuro o dirá.

A nova API deve chegar ao público em geral no final deste ano, supostamente na mesma altura em que a nova Xbox Series X é lançada.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version