Mexia ao dia

Por: António Simplício
Tempo de leitura: 3 min

Tomamos consciência de que somos energia quando, nas interacções com o que nos rodeia, tudo é passível de ser medido e a tecnologia nos presenteia com dispositivos que nos informam, em tempo real, de como a produzimos e consumimos.

Em unidades calóricas nos alimentos que ingerimos e no gasto efetuado no ginásio. Em pacotes e na sua transferência, quando nos referimos aos cavalos de potência do motor do carro ou em energia/tempo quando falamos de miliamperes/hora da bateria do smartphone. Também nos damos conta de que tudo é energia quando constatamos que o presidente das Energias de Portugal ganha 6000 euros/dia, mas isso é uma outra conversa, sobre uma outra unidade de potência só em Portugal adoptada: o mexia/dia.

É precisamente na EDP que encontro a app de que lhe quero falar este mês e que julgo não estar a ser alvo de promoção devida, apesar do serviço já datar de 2014 – a RE:DY.

Apenas disponível para clientes no mercado livre, ou seja, EDP Comercial, a RE:DY permite, em conjunto com alguns periféricos, fazer a gestão energética completa da sua casa, desde conhecer o consumo de eletricidade por eletrodoméstico a fazer estimativas de quanto irá pagar no final do mês. Ou receber alertas sempre que ultrapassa o consumo que definiu, ligar ou desligar aparelhos remotamente e até ter modos pré-definidos para quando chega a casa ou quando vai de férias.

O produto assenta na Box RE:DY que, depois conjugada com tomadas inteligentes, um switch ou um medidor de consumo, permite ter um controlo base acima mencionado ou acoplar a gestão de painéis solares, do ar condicionado, aquecimento, bomba da piscina ou da rega do jardim. Uma panóplia de funcionalidades de domótica para a sua casa que, mais recentemente, se estende também ao controle do consumo do seu carro eléctrico.

A app é suficientemente user friendly e a área da eficiência energética tem cada vez maior valor percepcionado, pelo que não se percebe bem a falta de investimento na comunicação do serviço. O custo do serviço de 3,99 euros/mês é um entrave? Há soluções de domótica open source que não requerem esse custo? Claro que sim, mas bem mais complicadas de implementar para o comum cliente EDP. O departamento de marketing da EDP já se mexia, não?

Seguir:
Get mobile on tech, on Sports and if you can…travel light.
Exit mobile version