Devolo Magic 2 LAN triple

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Há muito que analisamos dispositivos powerline e, por isso, assistimos na primeira fila à evolução que tem acontecido nesta tecnologia. Desde os tempos das prodigiosas velocidades de 20 Mbps até hoje, em que este Magic 2 LAN triple da Devolo consegue chegar aos 2400 Mbps, muito aconteceu.

Este kit que nos chegou agora não tem Wi-Fi e, segundo a Devolo, foi pensado para utilização em ambientes de videojogos online e streaming, onde a largura de banda disponível e a baixa latência são essenciais.

O kit Devolo Magic 2 LAN Triple é composto por dois adaptadores capazes de transmitir dados, através da instalação eléctrica, a uma velocidade máxima de 2400 Mbps. Cada um deles tem três entradas RJ-45 a 1 Gbps para ligar três dispositivos ou um switch, para ligar muitos mais.

Tal como noutros kits da Devolo, a instalação é muito simples: basta ligar um dos adaptadores ao seu router através do cabo fornecido; depois, liga-o numa tomada. O outro dispositivo pode ser ligado junto do dispositivo ao qual quer levar o acesso à Internet. Como os dois dispositivos já estão pré-emparelhados, ligam-se automaticamente. Mas, se precisar de fazer alguma configuração-extra, ou actualizar o firmware dos adaptadores, a Devolo disponibiliza o Cockpit, um software gratuito que permite fazer tudo isso.

Nos nossos testes usámos o Magic 2 para ligar um NAS a uma box Android TV e avaliar como é que se porta em streaming de conteúdos 4K; também fizemos o habitual teste de transferência de 4 GB de ficheiros de um computador de secretária para o NAS e vice-versa.

No primeiro caso, o Magic 2 portou-se muito bem com os conteúdos do Netflix, HBO e Amazon Video, a reproduzir sem perdas de qualidade ou pausas para encher o buffer. No segundo, conseguimos chegar aos 640 Mbps. Lembro que, para tirar o máximo partido deste tipo de hardware, terá de ter uma instalação eléctrica com fio de terra e com um mínimo de dispositivos que injectem ruído nos cabos (secadores, aspiradores, etc.) no mesmo circuito onde estão ligados os adaptadores.


Distribuidor: Devolo

Site: devolo.com

Preço: €139,90


Ficha Técnica

Compatibilidade: IEEE 802.3, IEEE 802.3u, IEEE 802.3ab, IEEE 802.3x, IEEE 802.3az, IEEE 802.1p
Auto MDI/X
Alcance: 500 metros
Velocidade máxima powerline: 1200 Mbps
Velocidade máxima ethernet: 1 Gbps
Ligações: 3 x RJ45


Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version