COVID-19: FCCN-FCT reforça serviços de ensino à distância e teletrabalho

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min

A FCCN – Unidade de Computação Científica Nacional, inserida na FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, reforçou a capacidade dos seus principais serviços de apoio à comunidade como resposta à actual situação nacional de contenção do COVID-19, que já começou a afectar o normal funcionamento das Instituições de Ensino Superior, bem como centros de investigação e comunidades científicas.

Para apoiar a comunidade académica e científica, a FCCN – Unidade de Computação Científica Nacional disponibiliza os seguintes serviços:

Colibri – Este serviço disponibiliza um ambiente para a realização de aulas e reuniões à distância. O Colibri permite realizar sessões de videoconferência com capacidade para 300 participantes por sessão. As sessões podem ainda ser gravadas, para registo e disponibilização posterior, através do serviço Educast.

Videocast – Com o Videocast é possível fazer a transmissão de vídeo em directo para todo o mundo, via Internet, sem interrupções. O conteúdo é partilhado através de uma página web com chat integrado, sendo possível partilhar uma aula ou formação com todos os que tenham acesso ao link de transmissão (com opção de controlo por palavra-chave). O serviço é compatível com os principais browsers e dispositivos móveis (smartphones e tablets).

Educast – Através do Educast, o utilizador poderá gravar, editar e publicar vídeos educativos (aulas, formações). A publicação é feita através de um portal pesquisável que agrega mais de 22 mil vídeos educativos.

NAU – A plataforma NAU – Sempre a Aprender disponibiliza acesso a cursos online para grandes audiências em formato MOOC (Massive Open Online Course). Caso a instituição active planos de contingência com os seus colaboradores em regime de teletrabalho, é possível dar-lhes a oportunidade melhorar as suas competências em várias áreas do conhecimento.

Filesender – Com um limite de envio máximo de 100GB, o Filesender permite a partilha segura de ficheiros. O Filesender foi desenvolvido tendo em conta requisitos específicos da comunidade académica e científica, permitindo, contudo, que qualquer pessoa possa receber os ficheiros.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version