Como combinar e organizar as suas bibliotecas de jogos com o GOG Galaxy

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 6 min

No passado, a loja Steam dominava as vendas digitais de jogos. Mas, nos últimos anos, muitas editoras lançaram os seus próprios serviços, como o Origin da Electronic Arts, o Battle.net da Blizzard e o Epic Games Launcher, o que levou a muita gente ter vários jogos espalhados por várias bibliotecas diferentes.

Embora não seja muito grave, às vezes quando quer jogar qualquer coisa tem de andar à procura da biblioteca onde reside, o que pode ser complicado se, como nós, acumular muitos jogos. Este problema tem os dias contados porque o GOG Galaxy pode resolver o problema.

O GOG Galaxy é um programa ligado à loja digital de jogos GOG, pertencente à editora CD Projekt, que se foca principalmente à venda de jogos clássicos, sem DRM. Contudo, ao contrário de outros programas deste género, a versão 2.0 deste programa permite-lhe ligar todas as suas contas em outros serviços e unificar todas as suas bibliotecas de jogos.

O cliente GOG Galaxy tem estado em fase de testes beta privados desde há algum tempo, mas recentemente esses testes foram alargados a toda a gente, o que quer dizer que já o pode usar. Veja como fazê-lo:

Instalar o GOG Galaxy e adicionar outros serviços

Aceda à página do GOG Galaxy, lá encontra um botão de download gigante para a versão 2.0. 

Depois de descarregar e instalar o programa, abra-o. Se não estiver registado na loja terá de criar um novo utilizador. Para tal, clique em ‘Sign up now’ e preencha o formulário.

 

Depois de entrar na interface principal do programa, aparece a sua biblioteca de jogos da GOG.

Esta é a minha janela de biblioteca do GOG Galaxy antes de ligar as contas de outros serviços.

Para ligar as várias contas comece por clicar na roda dentada que está no canto superior esquedo da janela e escolha a opção ‘Add games & friends’ e de seguida ‘Connect platforms’.

De seguida aparece uma janela que mostra todos os serviços que pode integrar no GOG Galaxy por defeito.

Escolha o serviço que quiser ligar e clique no botão ‘Connect’.

De seguida aparece uma janela que o informa acerca da informação que será acedida pelo GOG Galaxy no serviço em questão.

A seguir ser-lhe-á mostrada uma janela de login nesse serviço em que terá de inserir as suas credenciais.

Assim que fizer login no serviço que escolheu, a janela de ligação do GOG Galaxy muda o botão ‘Connect’ desse serviço para ‘Disconnect’.

Repita o processo para todos os serviços que quiser interligar.

Se sair para a biblioteca, vai ver logo que foram importados todos os jogos que tem nas bibliotecas dos serviços que ligou ao GOG Galaxy.

A biblioteca do GOG Galaxy já está mais composta.

Se clicar num dos jogos aparece toda a informação acerca desse jogo, como achievements, tempo de jogo, etc.

Cada vez que joga qualquer coisa a partir da biblioteca do GOG Galaxy, o lançador da loja respectiva é activado para que o jogo comece a correr. Para que não fique activo ao sair de um jogo o GOG Galaxy permite definir que deve fechar esse programa cada vez que termina uma sessão de jogo. Pode fazê-lo através do menu ‘Settings’, opção ‘Features’ e depois ligando a opção ‘Closing client’.

Aqui também pode importar tags, favoritos e jogos que tenham sido escondidos na biblioteca dos serviços que estão ligados ao GOG Galaxy.

 

Procurar integrações e adicionar jogos individuais

As integrações que lhe são mostradas pelo GOG não acabam na lista que está no programa. Na janela ‘Settings’ clique em ‘Search GitHub’ e escreva por exemplo ‘Battle.net’, ‘Humble Bundle’ ou ‘Rockstar’ para integrar as respectivas bibliotecas no GOG Galaxy.

Se integrar contas como a da Playstation ou da loja Windows irão aparecer também os seus jogos para as consolas XBox e Playstation, embora não lhe seja permitido jogá-los no seu computador.

Para além dos serviços online, o GOG Galaxy também lhe permite adicionar jogos que tenha em CD ou DVD. Para o fazer clique em ‘Add games & friends’ na janela principal e depois clique em ‘Add game manually’. 

Procure o título do jogo e procure o executável no seu disco. Se não estiver instalado, pode apenas marcá-lo em como o tem para que apareça na mesma na biblioteca.

 

Mudar o nome e alterar o posicionamento de qualquer jogo na biblioteca

Ao clicar com o botão direito do rato em cima de qualquer item na biblioteca aparece uma janela de edição que lhe permite mudar o nome do jogo, escondê-lo ou ainda mudar o thumbnail e o fundo da página respectiva.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version