Canon RF 70-200mm f/2.8L IS USM

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

São raras as ocasiões em que testamos objectivas, mas quando acontecem autênticas “perturbações na força” (como dizia Obi-Wan Kenobi, em Star Wars), era impossível resistir à tentação de testar a reinterpretação da popular 70-200 para o novo encaixe RF, criado especificamente para as máquinas mirrorless da Canon.

Mantendo-se fiel ao acabamento branco, com resistência aos elementos (como calor, salpicos e poeiras), a Canon decidiu tornar esta versão mais compacta, o que implica que a mesma tenha uma dimensão variável, dependendo da distância focal desejada. Ainda assim, à distância máxima permitida (200 mm), a nova RF 70-200 tem o mesmo comprimento que a anterior EF 70-200 f/2.8L, embora seja significativamente mais leve (pesa menos 410 gr), tornando-a bem mais agradável de transportar.

Em termos de desempenho, nota-se uma melhoria significativa no funcionamento da estabilização de imagem, graças à aplicação de um sistema de cinco pontos, mesmo usando a amplitude focal máxima. Também a capacidade de focagem foi melhorada, não só em termos de velocidade, como de precisão, graças à aplicação de um duplo motor Nano USM, que conseguem controlar, isoladamente, dois grupos de lentes (existem 13 no total).

Estes motores têm ainda a vantagem de serem silenciosos, para evitar a produção de ruídos e interferências quando estiver a captar vídeo. Em termos de qualidade de imagem, embora a nova RF 70-200 seja mais compacta e leve que a sua antecessora (com encaixe EF), a Canon conseguiu garantir resultados ainda melhores com esta nova objectiva. O detalhe captado pela mesma é impressionante, mesmo quando usada a abertura máxima f/2.8 e em qualquer amplitude focal, algo que foi comprovado quando colocado lado a lado imagens captadas com abertura f/2.8, f/4.0 e f/5.6.

A única forma de ficar insatisfeito com o detalhe captado por esta RF 70-200 será comparar o resultado obtido nas extremidades da imagem com diferentes aberturas na sua amplitude mínima. Porém, não nos podemos esquecer de que esta objectiva foi criada para captar imagens de elevadíssima qualidade em situações muito rápidas, como desporto e vida selvagem, situações essas em que o objecto (pessoa, animal ou outro) fotografado tende a ser o elementos principal, e aquele que deverá ter todo o detalhe, algo que esta RF 70-200 cumpriu de forma exemplar. Só é pena o elevado preço, mas facilmente justificável por tudo o que oferece.


Distribuidor: Canon

Site: canon.pt

Preço: €2999


Ficha Técnica
Amplitude focal: 70 a 200 mm
Abertura: f/2.8 (máxima)
Focagem: Automática com motor nano USM duplo
Estabilização: de cinco pontos
Encaixe: Canon RF
Dimensões: 146 x 89,9 mm
Peso: 1070 gr


Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version