Os tretapreneurs

Por: Alexandre Gamela
Tempo de leitura: 2 min

Irrita-me profundamente 90% do que me cai na rede. Por isso, desta vez, eu é que vou irritar uma série de gente. O que é um entrepreneur? De acordo com um vídeo que vi, é uma profissão, e cheia de mitos. O maior deles é que um entrepreneur precisa de experiência.

Afinal, não. Ao contrário de um médico ou de qualquer outra actividade profissional, já se nasce entrepreneur, porque são uma raça diferente. São inovadores. Aliás, a sua ignorância é o seu trunfo. Tipo Richard Branson, que não tinha experiência alguma com companhias aéreas. O importante é ter o mindset de ‘get shit done’.

Nem sei por onde começar. Branson não tem, senão, experiência em começar negócios: deixou a escola aos 16 anos, idade com que fundou uma revista. Aos 21, abriu uma loja de discos para, aos 22, começar a editá-los na sua Virgin Records. Com 34 anos e um império nas mãos, lançou uma companhia aérea, dezoito anos depois do seu primeiro negócio.

O empreendedorismo pode ser incutido como as boas maneiras à mesa. Tem de se pôr em prática e aprender com os erros (= experiência). Criar e aproveitar oportunidades não é ser oportunista. Mas a entrepreneur talk, a paixão por uma ideia que não passa só de uma ideia, ilude muita gente. Especialmente, porque não envolve aquela parte desagradável do trabalhar.

Depois dos gurus e ninjas digitais, vieram estas personagens que acham que ser entrepreneur é ter uma atitude agressiva e falar muito de inovação em termos estrangeiros. Passam mais tempo a vender uma ideia do que são, que realmente a fazer alguma coisa tangível. Todos juntos, enchem uma mão inteira de nada.

O que faz um tretapreneur, então? Gets shit done. Ou, simplificando a expressão, ‘does shit’. Uma mão cheia dela.

A mirar o espelho negro das redes sociais desde ainda antes de haver uma série de TV sobre isso.
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