Mate Xs, o segundo telefone dobrável da Huawei, chega no mês que vem

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min

Numa conferência de imprensa realizada à distância devido ao cancelamento da edição 2020 do Mobile World Congress em Barcelona por causa do surto de Coronavírus (COVID-19), Richard Yu, o director do Huawei Consumer Business Group, apresentou o Mate Xs, o segundo smartphone com ecrã dobrável da empresa chinesa.

O Mate Xs tem um ecrã com 8 polegadas quando está aberto ou dois ecrãs com 6,6 e 6,8 polegadas de cada lado, quando está dobrado. O sistema de dobradiças foi melhorado e agora é feito de uma liga metálica à base de zircónio com mais de 100 peças, que, segundo a Huawei, confere mais resistência a todo o mecanismo. A empresa chamou ao novo mecanismo “Falcon Wing”.

Ainda sobre o ecrã, o do Mate Xs tem uma nova estrutura de polímero de duas camadas, que são integradas através de um adesivo transparente. Segundo a empresa, esta estrutura faz com que o ecrã seja muito mais resistente que o do Mate X.

 

O novo smartphone inclui também um sistema de refrigeração de “Flying Fish Fin” que foi desenhado para corresponder à forma dobrável. Este sistema de refrigeração utiliza grafeno flexível com fendas microscópicas o que permite que se dobre juntamente com o dispositivo, revestindo toda a área da superfície para um processo de refrigeração uniforme.

 

Por dentro

O Huawei Mate Xs utiliza um Kirin 990 5G . Este SoC inclui um CPU com oito núcleos é composto por dois núcleos Cortex-A76 super-sized, dois grandes núcleos Cortex-A76 e quatro pequenos núcleos Cortex-A55, com 2,86 GHz de base.

O processamento gráfico é tratado pelo GPU Mali-G76 de 16 núcleos, enquanto as tarefas relacionadas com Inteligência Artificial (IA) são suportadas por um NPU desenvolvido a partir da arquitectura Da Vinci da Huawei.

O Kirin 990 5G SoC inclui um modem 5G integrado, que suporta 2G, 3G, 4G, bem como 5G NSA e SA. O SoC sustenta todo o espectro 5G e 5G + 4G Dual SIM Dual Standby.

O Huawei Mate Xs vem equipado ainda com um sistema de câmaras organizado na vertical ao longo da barra lateral do dispositivo, o sistema SuperSensing Leica Quad Camera possui uma câmara principal de 40MP (grande angular, f / 1.8), câmara de 16MP de ultra grande angular (f / 2.2), câmara telefoto de 8MP (f / 2.4, OIS) e uma câmara com um sensor que detecta a profundidade 3D. O sistema de câmaras suporta uma combinação de OIS e Estabilização de imagem assistida por IA e zoom híbrido até 30X. Este sistema de câmaras suporta ainda um ISO de até 204800 para fotografia em situações de baixa luminosidade.

 

Multitarefa

O Huawei Mate Xs tem a capacidade de se transformar num ecrã maior, graças à dobra estar presa por um fecho físico que pode ser desapertado através de um botão na barra lateral. Quando aberto, o Mate Xs permite ter espaço para personalizar a sua experiência em função das necessidades.

O dobrável suporta de forma natural o Multi-Window (múltiplas janelas), que permite que duas aplicações sejam visualizadas lado a lado e possam interagir ao mesmo tempo. Texto, imagens e documentos podem ser transferidos, bastando, para isso, arrastar e soltar o conteúdo de uma aplicação para a outra.

Devido ao bloqueio feito pelo governo do EUA à Huawei, o Mate Xs vem com a versão open source do sistema operativo Android. 

O Huawei Mate Xs estará disponível no final do mês de Março a um preço a partir de 2499€.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version