Logitech G915

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Moda ou não, os teclados para gaming estão a dominar as preferências. Mas, em muitas ocasiões, estes são escolhidos tendo em conta o visual, o preço e não as suas características. Isto acontece porque todos nós temos preferências específicas, razão pela qual existem teclados de membrana ou com teclas mecânicas, ópticos e outros.

Porém, para que não sejam todos iguais, há fabricantes que optaram por usar os seus próprios botões, como acontece com a Logitech nos modelos G815 e G915, disponíveis em três variantes com características distintas.

Designadas por teclas ‘GL’, estas têm a particularidade de usar um perfil relativamente curto face aos botões mecânicos tradicionais, garantindo ao mesmo tempo a precisão e robustez de teclas como as Cherry MX. O modelo que testámos foi a versão sem fios G915, que se destaca por usar a ligação Lightspeed. Esta garante um tempo de resposta de apenas 1 ms, existindo ainda a possibilidade de trocar a ligação pelo tradicional Bluetooth, o que permite a utilização do teclado G915 com dispositivos móveis, como um smartphone ou tablet.

Para tal, é utilizada uma bateria que garante até 1100 horas de utilização, autonomia essa que se reduz para as 34 horas de utilização contínua, quando usada a iluminação RGB presente. Poderá usar o cabo micro USB fornecido para carregar a bateria do teclado, permitindo ao mesmo tempo utilizar o teclado em pleno usando essa ligação USB. De resto, estamos perante um teclado com um perfil muito baixo, composto por uma base em alumínio bastante larga que, graças ao já referido baixo perfil, dispensa o uso de apoios de pulsos, já que este apoio pode ser feito na mesa onde o teclado se encontra.

Os botões, mesmo sendo mecânicos, têm um tacto firme, mas sem ser exagerado, existindo ainda botões de atalho multimédia, uma roda que actua como potenciómetro para regular o volume do sistema, três teclas macro, bem como um botão adicional para a criação de funções macro adicionais.

Tudo isto, incluindo a iluminação RGB, pode ser gerido a partir do software G Hub, como escolher, no modo de jogo, desactivar não só as teclas de sistema (como tecla Windows e de funções) como outras à sua escolha. O único inconveniente deste teclado é o seu elevado preço, quase o dobro de um teclado mecânico tradicional para gaming.


Distribuidor: Logitech

Contacto: logitech.com

Preço: €249


Ficha Técnica

Tipo de Teclas: GL Switches
Teclas Macro: Sim
Teclas Multimédia: Sim
Ligação: Lightspeed Wireless, Bluetooth
Dimensões: 475 x 150 x 22 mm


Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version