Ligar todos os dispositivos por Bluetooth a um PC desktop

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 8 min

A ligação Bluetooth é, hoje em dia, um dado adquirido para quem usa um smartphone, um tablet ou um computador portátil. Contudo, os computadores desktop (também conhecidos por torres) nem sempre vêm com este tipo de ligação, pelo que somos obrigados a usar cabos para ligar ratos, teclados e colunas de som.

A solução, aqui, passa por comprar um pequeno adaptador Bluetooth que depois vai servir de porta de entrada para uma nova realidade que nos vai permitir usar mais tecnologia, sem constrangimentos de fios.

1 – Comprar um adaptador Bluetooth
Por menos de dez euros, há várias lojas onde podemos comprar um adaptador Bluetooth. Isto, claro, depois de confirmar que, efectivamente, o seu computador não tem mesmo este tipo de ligação. Se este tipo de ligação não estiver presente, vai ter mesmo de comprar um adaptador, caso queira começar a ligar vários dispositivos por Bluetooth. A nossa sugestão é um do género do TP-Link UB400, que já tem a norma 4.0, e que está à venda na loja PCDiga por 7,90 euros. Este tipo de adaptadores têm, contudo, uma desvantagem: são ligados a uma porta USB e, por isso, vão ter sempre de ocupar uma destas entradas sempre que precisarem de ser usados, o que pode ser complicado quando não tem muitas portas USB disponíveis. Assim que ligar um adaptador Bluetooth, este deve ser reconhecido de imediato pelo Windows.

2 – Ligar dispositivos externos
Para aceder ao seu painel de gestão Bluetooth, clique na pequena seta que está na barra de tarefas do Windows para que consiga ver o típico ícone azul com o ‘B’ branco desta ligação. Carregue aqui para fazer aparecer um pequeno menu de contexto onde pode logo escolher ‘Adicionar um dispositivo Bluetooth’. O computador vai começar a procurar por equipamentos próximos (um máximo de dez metros, sensivelmente) que tenham esta ligação activa e vai apresentar uma lista daqueles que encontrar. Se houver algum dispositivo que não parece, e que saiba que tem Bluetooth, verifique se está mesmo ligado ou se é preciso colocá-lo em modo de pesquisa, essencial para que o possa emparelhar com o computador.

3 – Emparelhar um smartphone ou um tablet
Se tiver um iPhone ou um iPad, entre nas ‘Definições’ e depois em ‘Bluetooth’. Aqui vai encontrar uma lista de todos os dispositivos que o iOS encontrou nas imediações, inclusive o seu PC – está em baixo, em ‘Outros dispositivos’, já que em cima ficam todos os outros equipamentos que já estiveram ligados ao iPhone ou ao iPad – no nosso caso, o computador era o LAPTOP-VKA140N4, um Dynabook X65.

Para começar o emparelhamento, toque em cima do nome do computador – isto vai fazer com que surja uma notificação no Windows com um código que deve corresponder ao que aparece também no ecrã do iOS – apenas tem de aceitar a ligação nos dois.

Nos telefones Android, também vai ser preciso entrar no menu das ‘Definições’ e na opção ‘Bluetooth’ – o método de ligação é semelhante ao anterior: é preciso tocar em cima do nome do seu computador, que aparece na lista, e depois aceitar as ligações em ambos.

4 – Configurar o bloqueio dinâmico no Windows
No iOS, o Bluetooth é usado como base para a funcionalidade AirDrop, que permite transferir ficheiros para os Mac. No Windows, isto não é possível, mas podemos usar esta ligação de outra forma: bloquear o ecrã computador de forma automática, quando nos afastamos da área de cobertura, ou seja, os tais dez metros.

Para fazer isto, vai ter de activar o ‘Bloqueio Dinâmico’ em ‘Definições’ > ‘Contas’ > ‘Opções de início de sessão’. Aqui, active a opção ‘Permitir que o Windows bloqueie automaticamente o dispositivo quando estiver ausente’.

Assim que o fizer, o Windows começa a procurar por dispositivos Bluetooth que estejam próximos, sejam iOS ou Android. Quando encontrar um smartphone compatível, pode começar a usá-lo como dispositivo de bloqueio. Quando quiser deixar de usar esta funcionalidade, pode fazê-lo de três formas: desligar a opção ‘Bloqueio Dinâmico’, desactivar a ligação entre o smartphone e o computador ou desligar o Bluetooth do smartphone.

5 – Transferir ficheiros entre um smartphone/tablet Android e um PC
Ligar um iPhone ou um iPad a um computador com Windows, via Bluetooth, serve de pouco ou nada, uma vez que não é possível, como dissemos, transferir ficheiros entre estes dois ecossistemas. Porém, com Android, o caso muda de figura.

Para começar, clique no ícone Bluetooth na barra de tarefas do Windows para fazer aparecer o menu das opções de ligação, como indicámos no Passo 2. Desta vez, clique em ‘Receber um ficheiro’; se quiser enviar uma foto, entre na galeria de imagens do seu smartphone Android, escolha a (ou as) que quiser e toque no ícone da partilha (três pontos ligados em triângulo) – o computador deve aparecer nos equipamentos da lista de ligações Bluetooth. Este método serve para fotografias ou para qualquer ficheiro que tenha guardado no smartphone.

6 – Ligar um teclado ou um rato ao computador
A maioria dos teclados ou ratos Bluetooth tem um pequeno botão na parte inferior que serve para os colocar em modo de emparelhamento. Os que não tiverem, normalmente usam o botão de ligar/desligar para fazer isso – basta carregar durante um pouco. Em qualquer um dos casos, uma luz deve começar a piscar (costuma ser a azul), o que significa que o rato e/ou o teclado estão prontos para serem ligados a um PC.

Assim que o fizer, clique novamente no ícone Bluetooth da barra de tarefas do Windows e escolha a opção ‘Adicionar um dispositivo’ e, no ecrã que aparece, seleccione a opção: ‘Bluetooth – Ratos, teclados, pens ou áudio e outros tipos de dispositivos Bluetooth’.

Para teclado vai precisar de digitar o código que aparece no ecrã, mas para ratos isto não é preciso, por motivos óbvios.

7 – Adicionar uma coluna de som ou uns auscultadores
Este é o dispositivo cuja forma de emparelhamento com PC, por Bluetooth, é a mais simples. Basta ligar a coluna, para que entre logo em modo de pesquisa – é natural que também haja uma luz que pisque de forma intermitente para indicar isto mesmo. Muitas fazem ainda um som específico quando são emparelhadas com sucesso.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version