Lenovo Q24i-10

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Embora, ultimamente, tenha estado a ser seduzido por monitores gigantes, com formatos UltraWide (como 21:9 e 32:9), a realidade é que não resisto aos de design trabalhado, como este Lenovo Q24i-10.

Disponível em 24 (na realidade, 23,8) e 27 polegadas, este monitor destaca-se por usar uma estrutura impressionantemente fina, com molduras mínimas no topo e nas laterais, utilizando uma base metálica muito elegante, que recorre a um tubo para segurar o ecrã. Visto de frente é difícil ter-se uma ideia da elegância da solução utilizada pela Lenovo, mas é compreensível que, com a qualidade da imagem reproduzida pelo painel, consiga observar algo em seu redor.

Esta elevada qualidade de imagem deve-se à utilização de um painel do tipo IPS, com resolução FullHD 1080p (resolução de 1920 x 1080). O brilho não é muito elevado (apenas 300 cd/m2), mas este monitor tem como objectivo ser usado num ambiente mais cuidado, como o escritório ou em casa, e não para utilizações mais exigentes e profissionais.

Por usar apenas 4 ms de tempo de resposta, bem como ser compatível com a norma AMD FreeSync, este monitor está preparado para lidar com alguns jogos mais rápidos, como os FPS, já que garante uma sincronização perfeita entre o mesmo e a sua placa gráfica (desde que esta seja AMD). Curiosamente, a Lenovo integrou a tecnologia Eye Comfort, certificada pela entidade alemã TÜV Rheinland, que filtra a luz azul, para garantir um maior conforto da sua vista após uma utilização mais prolongada. Honestamente, não notei qualquer diferença face a outros monitores que já testei, talvez porque costumo sempre ajustar as definições de imagem para um esquema de cor mais quente.

Este Q24i-10 inclui duas entradas de sinal, o clássico VGA Sub-D analógico e o digital HDMI 1.4, uma norma mais que suficiente, tendo em conta a resolução suportada. O áudio ficou a cargo de um duplo altifalante de 3 W cada, que infelizmente têm uma qualidade inferior à de muitos computadores portáteis, ou seja, é recomendável a utilização de auscultadores ou colunas externas.


Distribuidor: Lenovo

Contacto: lenovo.com/pt

Preço: €189


Ficha técnica

Ecrã: 23,8” IPS AMD FreeSync
Tempo de Resposta: 4 ms
Resolução Máxima: 1920 x 1080
Ligações: HDMI 1.4, VGA Sub-D, jack 3,5 mm
Dimensões: 540,5 x 434,7 x 179,5 mm

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version