3ª Conferência do Fórum Permanente para as Competências Digitais é no dia 3 de Março

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min
INCoDe.2030

No dia 3 de Março, especialistas nacionais e internacionais, formadores, docentes, e representantes do governo reúnem-se no Centro de Congressos da Alfândega do Porto para promover as competências digitais.

Ao longo do dia serão apresentados vários projectos que têm como objectivo principal a capacitação da população portuguesa, a nível de competências digitais. Serão também apresentados alguns dos principais indicadores recolhidos desde o arranque do Programa INCoDe.2030, em 2018.

Os cinco eixos do Programa INCoDe.2030, através dos quais se pretende conseguir esse objectivo de promover as competências digitais da população são a inclusão, educação, qualificação, especialização e investigação. O programa conta com vários parceiros desde escolas, universidades, associações e empresas privadas.

No primeiro eixo, Inclusão, foram criadas Comunidades Criativas para a Inclusão Digital, tendo sido criados dez projectos-piloto em todo o país que impactaram mais de mil pessoas. No segundo eixo, Educação, o destaque vai para o alargamento da disciplina de TIC a todos os estudantes do ensino básico.

A nível da Qualificação, terceiro eixo, podemos destacar o projecto Switch, um programa de formação para a requalificação profissional na área das tecnologias da informação (TI).

No quarto eixo da Especialização, é de realçar o aumento de vagas de cursos TeSP na área TICE, fruto do acordo celebrado entre o MCTES e os institutos politécnicos, e, finalmente, no âmbito do eixo cinco, da Investigação, vão ser apresentados projectos de Inteligência Artificial (IA) desenvolvidos para entidades da administração pública, com o intuito de facilitar a sistematização dos procedimentos e a melhoria da qualidade de vida na população que interage com essas entidades.

A participação na 3ª Conferência do Fórum Permanente para as competências digitais é gratuita, mas de inscrição prévia, até ao limite da capacidade do local. A inscrição poderá ser feita aqui.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version