Wine 5.0 já está disponível

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 1 min
Wine

O projecto de código aberto Wine facilita a utilização de aplicações Windows em sistemas operativos como Linux, macOS, FreeBSD e Android.

A versão 5.0 do Wine inclui suporte para o Vulkan 1.1, para os monitores de várias marcas, comandos de jogos e outros periféricos, melhorias ao nível dos gráficos Direct3D e da interface de utilizador, bem como o motor Mono 4.9.4 que inclui secções da framework WPF (Windows Presentation Foundation).

A equipa de programadores responsável pelo projecto refere, ainda, que a maioria dos módulos que fazem parte da versão 5.0 do Wine foi desenvolvida no formato PE (Portable Executable), e que várias funcionalidades no Kernel32 foram transferidas para o KernelBase.

Graças ao código fornecido pela Valve, que foi utilizado pela equipa da Wine no serviço Proton, os utilizadores podem aceder a vários videojogos para Windows através da versão do cliente Steam para Linux.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version