Wiko Y80

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 3 min

Com os telefones topo de gama quase sempre a terem os holofotes da fama, esquecemo-nos muitas vezes de que também existem opções muito mais baratas e que, normalmente, conseguem responder bem às exigências básicas de qualquer um de nós. Se formos a pensar bem, quantas características é que usamos intensivamente de um smartphone: a fotografia, enviar mensagens, ver as redes sociais, ouvir música… e pouco mais ; sim, deixei de fora as chamadas por dois motivos antagónicos – tanto por serem um dado adquirido, como por cada vez mais preferirmos escrever a falar.

Vamos ter em conta estes objectivos para falar do Y80, um smartphone da Wiko que passa completamente despercebido num stand de uma loja, onde tem a concorrência de mais dez ou quinze modelos iguais de outras marcas. Acontece que, se nos dermos ao trabalho de começar a ler bem as principais características de um modelo antes da compra, conseguimos descobrir que, afinal, a gama baixa nos pode dar smartphones que servem perfeitamente para fazermos o básico do dia-a-dia. E o Wiko Y80 consegue fazer isso mesmo, com a vantagem de ter uma ou outra característica que pode chamar a atenção de quem estiver na dúvida entre um ou outro modelo. O grande destaque será mesmo o tamanho do ecrã: são 5,99 polegadas, embora com uma resolução modesta (1440 x 720); por isso, mas não espere milagres, uma vez que sentimos alguma dificuldade nos (poucos) dias em que o Sol espreitou e o tivemos de usar em situações de luz directa. Ainda assim, com mais ou menos problemas neste departamento, o Y80 também não é menino para o deixar mal visto.

Outro ponto onde se nota que a gama baixa está a tentar ir buscar elementos de destaque a outro nível é na câmara, com este Wiko a incluir um modo Noite e um HDR, a que se junta a inteligência artificial da Google que já tínhamos visto no View3 Lite, da mesma marca.


Distribuidor: Wiko

Site: pt.wikomobile.com

Preço: €139


Benchmarks

  • AnTuTu: 90 869
  • 3D Mark Ice Storm Unlimited: 10 362
  • PCMark 8 Work: 4715
  • PCMark 8 Autonomia: 756 minutos

Ficha Técnica

Processador: Unisoc SC9863A (octa-core a 1,6GHz)
Memória: 2 GB
Armazenamento: 32 GB (expansível até 128 GB)
Câmaras: 15 MP (traseira) + 5 MP (frontal)
Ecrã: 5,99” IPS HD+ (1440 x 720), 269 ppi
Bateria: 4000 mAh
Dimensões: 160 x 76,5 x 8,55 mm
Peso: 185 gr

Etiquetas:
Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version