TP-Link Deco P9

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min

A tecnologia de redes sem fios mesh, que permite estender o alcance da rede sem fios a toda a casa (sem necessidade de grandes configurações e da criação de redes diferentes nas zonas onde o Wi-Fi não chega com sinal com qualidade suficiente), não é nova, mas esta solução apresentada recentemente pela TP-Link oferece uma funcionalidade acrescida: a possibilidade de se usar a rede eléctrica para aumentar a área coberta e melhorar a comunicação entre os vários dispositivos da rede.

O kit Deco P9 é composto por três dispositivos iguais aos Deco M4. São pequenas torres que têm entradas na base para energia e duas RJ-45, com uma velocidade máxima de 1 Gbps, para interligação entre os dispositivos ou ligação de dispositivos que não tenham a possibilidade de se ligarem à rede Wi-Fi.

Na parte de cima das torres está um LED com a forma do logo da TP-Link que serve para indicar o estado da ligação dos vários dispositivos que formam a rede mesh. Do ponto de vista técnico, os Deco P9 podem criar redes Wi-Fi 802.11 ac/n/a na gama de frequências de 5GHz e 802.11 b/g/n na gama dos 2,4 GHz. As velocidades anunciadas são de 300 Mbps nos 2,4 GHz e 867 nos 5 Ghz. Do lado da rede powerline, a norma utilizada é a HomePlug AV2 com uma velocidade máxima anunciada de 1 Gbps.

Tal como acontece com todos os outros dispositivos deste tipo, toda a gestão é feita através de uma aplicação para iOS ou Android, que serve para criar a rede, adicionar e remover dispositivos, controlar quem tem acesso ao quê, só para falar de algumas das funcionalidades disponíveis.

A configuração é do mais simples que há: basta ligar um dos dispositivos directamente ao router do operador e espalhar os outros pela casa – tudo o resto é automático. Mas tal como acontece quando está a configurar um extensor Wi-Fi tradicional, os vários dispositivos da rede mesh têm de estar localizados numa zona em que o sinal se começa a degradar, mas que ainda tem alguma qualidade para que permita a interligação entre todos, para que o sinal consiga chegar a todo o lado.

No entanto, neste caso, a possibilidade de ligação através de powerline dá-lhe uma flexibilidade que não está presente nas soluções puramente Wi-Fi. Isto porque o facto de poder passar sinal através da instalação eléctrica permite que o alcance seja muito maior e que os vários dispositivos estejam instalados em zonas em que o sinal já é muito fraco. O único senão é que a tecnologia powerline é algo sensível a dispositivos que “depejem” interferência na rede eléctrica, como máquinas de lavar ou secadores de cabelo, o que faz com que a velocidade de transmissão de sinal se degrade com facilidade – mas, na maioria dos casos, há sempre comunicação.

A velocidade que obtivemos com este Deco P9 foi semelhante à de outros dispositivos do género. Com um kit destes consegue-se ver perfeitamente conteúdos 4K numa smart TV com ligação Wi-Fi ou no YouTube. Os jogos online também funcionam bastante bem, mas não é uma solução para quem necessita de pouco lag. Neste caso, não há nada como um tradicional cabo de rede.


Distribuidor: TP-Link

Site: tp-link.com

Preço: €219,99


Ficha Técnica

Processador: Qualcomm
Ligações físicas: 2 x Gigabit Ethernet, Powerline HomePlug AV2 (1Gbps)
Rede wifi: EEE 802.11 ac/n/a 5 GHz, IEEE 802.11 b/g/n 2,4 GHz
Dimensões: 190 x 90,7 x 90,7 mm


Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version