QNAP TR-004

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Os NAS de duas baias são muito mais baratos que os de três ou mais, mas se for como eu que não apaga quase nada, depressa chega ao limite da capacidade. É aqui que entra hardware como o TR-004 da QNAP. Este dispositivo não é mais que uma unidade externa com quatro baias, cujo objectivo é expandir o armazenamento de qualquer NAS e oferecer também a hipótese de servir como drive externa USB compatível com qualquer computador.

Como o número que está na designação indica, este TR-004 tem quatro baias que podem comportar discos de 3,5 ou 2 polegadas, mecânicos ou SSD e ainda a possibilidade de ser utilizado em vários tipos de configurações RAID diferentes.

No que respeita a RAID, é compatível com RAID 1/10 em que a capacidade total é dividida a meio entre espaço para guardar ficheiros e redundância, para o caso de acontecer alguma coisa a um disco; RAID 5, em que o sistema de paridade é distribuído pelas unidades que estão instaladas, para permitir a recuperação de dados, no caso de algo correr mal; e RAID 0/JBOD, em que a capacidade dos vários discos é somada para se poder usar o máximo de espaço possível – no entanto, aqui, não é oferecida qualquer redundância e, se algo correr mal, todos os dados são perdidos.

Existem ainda dois modos específicos: o individual, em que cada disco é tratado como uma unidade separada, apesar de estarem todos no mesmo dispositivo; e o de controlo por software, que utiliza o software do NAS (tem obviamente de ser um NAS da QNAP) para configurar o modo de funcionamento dos discos.

Por fora, o TR-004 é muito parecido com um típico NAS da QNAP. Os discos são carregados pela frente e dispensa a necessidade de usar ferramentas. Na parte de trás está uma ligação USB Type-C e um conjunto de interruptores para a configuração do modo de funcionamento.

Usámos o TR-004 com três discos Ironwolf da Seagate, desenhados especialmente para utilização em sistemas NAS e, como seria de esperar, a velocidade está apenas limitada pela ligação USB. Conseguimos cerca de 120 MB por segundo na transferência de um conjunto de ficheiros com 4,7 GB de e para o TR-004. A unidade estava configurada em RAID 0, que é a que consegue oferecer as velocidades mais altas possíveis, com este hardware.


Distribuidor: QNAP

Site: qnap.com

Preço: €232 (sem discos)


Ficha Técnica

Número e tipo de baias: 4 x 2,5 polegadas ou 3,5 polegadas SATA 3 Gb/s
Ligações: USB 3.0 Tipo C (USB 3.1)
Dimensões: 168,5 × 160,2 × 219 mm

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version