Lenovo IdeaPad S540

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 4 min

Pode-se dizer que a Lenovo nos deixou mal-habituados com o IdeaPad C340 que testámos anteriormente. Este portátil juntava todas as qualidades habituais de um equipamento da série IdeaPad a uma competente plataforma AMD Ryzen 5. Agora recebemos um equipamento da mesma família, embora da série S, razão pela qual não se consegue dobrar para se transformar num tablet, nem o ecrã é táctil. O ecrã IPS tem 14 polegadas, garante imagens de óptima qualidade e consegue resolver o grande problema que encontrámos no IdeaPad C340: o limitado brilho.

De resto, estamos perante um equipamento de construção robusta, com materiais de alta qualidade, como o alumínio. Destaque ainda existindo para um agradável teclado, um preciso touchpad de grandes dimensões, o sempre útil leitor de impressões digitais, uma webcam com cobertura física (para garantir a sua privacidade) e um conjunto de colunas estéreo frontais, com certificação Dolby Audio, que garantem uma reprodução de áudio bastante nítida.

Arrefecimento eficaz
Equipado com uma plataforma Intel, composta por um Core i5-8265U de 1,6 GHz (até 3,9 GHz em modo Turbo) e um TDP de apenas 15 W, não é de estranhar que este IdeaPad trabalhe a temperaturas bastante baixas, na maioria das situações.

Porém, em alturas em que se exija um maior esforço do processador, rapidamente subirá as temperaturas ao ponto de acelerar a velocidade de rotação das ventoinhas do sistema de arrefecimento, ventoinhas essas que acabarão por se tornar bastante irritantes, situação pouco habitual em equipamentos do género. Ainda assim, o sistema tem a vantagem de garantir que, tanto a base, como o chassis, nunca acabem por se tornar desconfortáveis, mesmo em utilizações mais exigentes.

Desempenho equilibrado
Ao Core i5-8265U junta-se um total de 8 GB de memória RAM DDR4 e um SSD NVMe de 256 GB. Infelizmente, devido à baixa espessura do equipamento, não existem portas adicionais – se quiser fazer um upgrade a algum destes elementos, terá mesmo de substituir os actuais módulos (memória RAM e SSD).

A vertente gráfica ficou a cargo de uma Nvidia GeForce MX250 com 2 GB de memória dedicada que garantiu um desempenho equiparável ao obtido pela plataforma AMD, (com gráfica integrada, do IdeaPad C340). Isto significa que o S540 está preparado para lidar com, praticamente, todo o tipo de utilizações profissionais, incluindo um ou outro jogo, como Fortnite.

A bateria é que, infelizmente, revelou uma autonomia bem inferior ao esperado, ao conseguir pouco mais de três horas no teste de bateria PCMark 8.


Distribuidor: Lenovo

Site: lenovo.com/pt

Preço: €899


Benchmarks

  • PCMark 10: 3985
  • PCMark 10 Productivity: 5804
  • 3D Mark Cloudgate: 10 461
  • PCMark 8 Home Battery: 198 minutos

Ficha Técnica

Processador: Intel Core i5-8265U 1,6 GHz
Memória: 8 GB DDR4
Armazenamento: 256 GB SSD NVMe
Placa Gráfica: Nvidia GeForce MX 250 2GB
Ecrã: 14” IPS (1920 x 1080)
Ligações: 2 x USB 3.1, USB-C 3.1, HDMI 1.4b, leitor de cartão SD, jack 3,5 mm
Dimensões: 323 x 227 x 15,9 mm
Peso: 1,49 kg

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version