Instalar e configuração padrão Proxmox

Por: André Paula
Tempo de leitura: 3 min

A maioria dos utilizadores em casa usa o router do operador e, por isso, neste guia será exemplificada uma instalação e configuração-padrão que tenho a funcionar num computador físico em casa, usando como base os IP da rede-padrão interna do router do operador, com exceção dos DNS.

Antes de instalar é importante primeiro activarem na Bios a opção VT (Virtualization Technology). Após a instalação, podem fazer todo o processo de configuração directamente no servidor, ou então remotamente, acedendo ao link https://192.168.1.5:8006. O IP que aparece no link é aquele que escolheram na configuração: basta acederem à shell e colocarem os comandos.

1 – Remover repositórios Enterprise da source.list e source.list.d

Este aspecto é importante: como é uma ferramenta com foco empresarial, por padrão, os repositórios na source.list e source.list.d, são para subscritores. Têm de mudar para ‘não subscritores’ da seguinte forma:

• nano /etc/apt/sources.list

deb http://download.proxmox.com/debian buster pve-no-subscription

Explicação: Usam o nano como editor e acedem a source.list conforme podem ver na imagem. Para gravar carregam na combinação de teclas ‘Ctrl + O’ e, para sair, ‘Ctrl + X’.

Fazer o mesmo para a source.list.d, conforme podem ver na imagem:

• nano /etc/apt/sources.list.d/pve-enterprise.list

colocar um # na linha pve-interprise (deb https://enterprise.proxmox.com/debian buster pve-enterprise)

2 – Actualizar o sistema:

• apt-get update && apt-get dist-upgrade -y

3 – Remover a mensagem ‘Sem subscrição’

Cada vez acedem ao link https://192.168.1.5:8006, aparece uma mensagem irritante a dizer que ainda não têm subscrição e perguntar se querem ter. Para remover essa mensagem, basta colocar o código que encontrei neste link de uma pessoa que partilhou o script que fez no Github .

Comando a usar:

echo “DPkg::Post-Invoke { \”dpkg -V proxmox-widget-toolkit | grep -q ‘/proxmoxlib\.js$’; if [ \$? -eq 1 ]; then { echo ‘Removing subscription nag from UI…’; sed -i ‘/data.status/{s/\!//;s/Active/NoMoreNagging/}’ /usr/share/javascript/proxmox-widget-toolkit/proxmoxlib.js; systemctl restart pveproxy.service; }; fi\”; };” > /etc/apt/apt.conf.d/no-nag-script apt –reinstall install proxmox-widget-toolkit

Depois destas pequenas configurações-base, já podem começar a criar máquinas virtuais e containers. O próximo guia vai ajudar nesse aspecto.

Seguir:
Estar sempre actualizado com as novidades tecnológicas é para mim importante, em especial com tudo o que esteja relacionado com open source, linux e software livre, por isso tenho um podcast e escrevo sobre estes temas.
Exit mobile version