GPU AMD desconhecido aparece na base de dados do OpenVR Benchmark e ultrapassa GeForce RTX 2080Ti

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min

Aparentemente um processador gráfico AMD Radeon RX desconhecido conseguiu destronar o da Nvidia GeForce RTX 2080Ti, pelo menos em testes de desempenho para realidade virtual. O novo GPU que foi utilizado num sistema com um processador AMD Ryzen7 4800H, não tem nome por isso é provável que se trate de um protótipo ou um produto de testes do que poderá vir a ser o novo processador gráfico Navi.

Esta placa gráfica apareceu na base de dados de resultados do software para testes de desempenho OpenVR Benchmark. Surpreendentemente o sistema usado neste teste incluia um processador AMD Ryzen 7 4800H, que faz parte da família de processadores para dispositivos móveis Renoir da AMD. Os produtos de teste são muitas vezes usados em configurações fora do normal, por isso deve ter sido este o caso, mas o mais interessante são os valores de desempenho que este hardware demonstra.

Na comparação no teste CyubeVR, a uma resolução de 1512 x 1680 com o headset HTC Vive MV HMD (a funcionar a 90 Hz), o novo GPU consegue um valor de 103,32 FPS, enquanto a placa mais rápida Nvidia, a GeForce RTX 2080 Ti, no mesmo teste, apenas consegue chegar às 88,10 FPS. Trata-se de um aumento de 17% em desempenho em relação ao hardware topo de gama da Nvidia para o mercado de consumo. As RTX 2070 e GTX 1660 também estão presentes, mas com testes feitos a uma resolução mais baixa e com um nível muito mais baixo de exigência do que o hardware de Nvidia e AMD.

Este é um teste específico para Realidade Virtual e é sabido que as gráficas da Nvidia têm tido um desempenho muito melhor que as AMD, graças a optimizações do lado do software. Isto pode significar a alteração deste cenário. A questão é se esta é mesmo a placa gráfica baseada num GPU AMD Navi e se o desempenho que tem em realidade virtual se traduz num aumento de desempenho em títulos “normais”. Seria interessante ver uma gráfica Navi com desempenho superior ao dos produtos da Nvidia para abanar um pouco o mercado dos gráficos para PC, há muito dominado pela Nvidia.

A CEO da AMD, Dr. Lisa Su, prometeu recentemente o lançamento de GPU Radeon RX Navi para modelos topo de gama. Ela também mencionou que a AMD está a investir fortemente em tecnologia ray tracing para a linha de produtos de 2020, que terão arquitectura RNDA de segunda geração com hardware dedicado para ray tracing. As características destes novos GPU serão provavelmente as seguintes:

Processo de fabrico de 7nm+ optimizado

Suporte de aceleração de ray tracing por hardware

Opções de placas com HBM2 e GDDR6

Menor consumo de energia

Espera-se que o anúncio oficial do novo hardware da AMD e Nvidia seja feito por alturas da Computex 2020 que decorrerá em Junho.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version