Toshiba TR200

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Recorrendo aos novos chips de memória 3D BiCS NAND de 64 camadas da Toshiba, esta unidade SSD SATA de 2,5 polegadas promete oferecer a relação preço/capacidade para entusiastas que queiram, finalmente, substituir os seus discos rígidos mecânicos por uma unidade SSD relativamente acessível.

Com preços que começam nos 33,90 euros (240 GB), este modelo de 960 GB tem um preço que ronda os 130 euros, tendo igualmente todas as vantagens habitualmente associadas a este tipo de produto, como o baixo consumo energético, elevado desempenho (face a um disco rígido mecânico) e resistência a movimentos/quedas.

Recorrendo à já referida interface SATA num chassis equiparável ao de um disco rígido de portátil de 2,5 polegadas, esta unidade tem como objectivo ser uma solução universal para quem ainda não se aventurou no mundo dos SSD, pela necessidade de uma maior capacidade.

Por se tratar do modelo com maior capacidade, poderá contar com a velocidade máxima permitida pelos chips de memória NAND usados, como pelo controlador e a interface SATA 6 Gbps. Os resultados dos testes feitos, este TR200 da Toshiba obteve uma velocidade média de leitura de 527 MB/s e 475 MB/s de escrita, ambos de forma sequencial, já que de forma aleatória (4 KiB) os valores foram reduzidos para os mais realistas 175 MB/s em leitura e 197 MB/s em escrita, segundo os dados recolhidos pelo teste Crystal DiskMark 6.02.

Embora se trate de um SSD de entrada de gama, a Toshiba oferece três anos de garantia e uma certificação MTBF (tempo médio sem falhas) de 1,5 milhões de horas e um TBW (total de capacidade de escrita de disco) de 240 TB, por se tratar da unidade com maior capacidade, já que o modelo de 240 GB apenas garante 60 TB de TBW.


Distribuidor: Toshiba

Site: toshiba-memory.com/pt-pt

Preço: €129,90


Ficha Técnica

Capacidade: 960 GB
Ligações: SATA 3.0
Dimensões: 2,5 polegadas


Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version