Sophos: Aeroportos no centro das atenções dos cibercriminosos

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min

O risco de sofrer um ciberataque aumentou exponencialmente nos últimos anos e é importante estar alerta e adoptar soluções em termos de cibersegurança.

A Sophos destaca alguns dos pontos aos quais devemos prestar especial atenção nos aeroportos, de forma a evitar os ciberataques:

1. Postos de carregamento USB. Se se conectam dispositivos, cabos, etc. maliciosos aos postos de carregamento, o seu smartphone ou tablet ficará vulnerável a possíveis infecções ou ao roubo dos dados. Existem dispositivos que podem proteger esta ligação e, na grande maioria dos smartphones actuais, é também possível configurar o modo de acesso USB para evitar a transferência de dados.

2. Wi-Fi spoofing. As ligações Wi-Fi abertas também representam um risco, não apenas nos aeroportos, mas também em qualquer local público. As ferramentas de spoofing estão facilmente disponíveis, o que permite aos cibercriminosos fazer com que os seus portáteis imitem um ponto de acesso Wi-Fi, apresentando um nome de rede ou SSID conhecido, para que os utilizadores mais desprevenidos se conectem e exponham os seus dados. As ferramentas de segurança podem detectar estes pontos de acesso não autorizados e bloquear o acesso aos dados.

3. Perda e roubo de dados. Outro incidente comum é o roubo ou a perda de dispositivos móveis com todo o tipo de informação sensível. Por este motivo, é necessário também proteger os computadores portáteis e smartphones, criptografando os dados que contêm e utilizando palavras-passe de bloqueio.

4. Phishing e Smishing como principal vector de ataque. 93% dos incidentes de segurança começam com um e-mail fraudulento. A sensibilização e o treino do sentido comum é vital para podermos evitar ser enganados por um e-mail falso ou SMS de companhias aéreas que nos convidam a clicar num link, ou a descarregar ficheiros potencialmente maliciosos.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version