Sony HT-X8500

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Se comprou um televisor novo, seja ele LED, OLED ou QLED, certamente ficará insatisfeito com a qualidade sonora do mesmo, muito por culpa do limitado espaço existente para as caixas de ressonância dos altifalantes usados.

O ideal será a aquisição de um sistema surround completo, mas este irá implicar não só um avultado investimento, como a passagem de cabos ao longo da sua sala para todos os altifalantes, algo que certamente gerará alguns conflitos familiares, ou com os seus animais de estimação, que adoram brincar com cabos expostos (falo por experiência própria).

Qual a solução perfeita para resolver estes dois problemas? Uma poderosa barra de som como esta Sony HT-X8500, equipada com dois tweeters, colocados nas extremidades, e um poderoso duplo subwoofer na zona central. Embora a configuração seja, na realidade, a de um sistema de 2.1 canais, graças ao poderoso DSP, esta HT-8500 consegue recriar um convincente som surround virtual de 7.1 canais, sendo igualmente compatível com as normas DTS:X e Dolby Atmos.

Existem ainda cinco modos de som que adaptam a reprodução do som à situação do momento (‘Cinema’, ‘Jogo’, ‘Desporto’, ‘Música’ e ‘Notícias’). Em termos de ligações, existe uma entrada SPDIF óptica digital e uma HDMI passthrough, que permite usar uma consola de jogos, TV Box ou leitor de Blu-Ray UHD, ligando posteriormente ao televisor, através da norma HDMI eARC.

Se quiser dar uso aos diversos serviços de streaming já disponíveis nativamente no seu televisor, o ideal será usar a já referida ligação óptica ou uma ligação Bluetooth que, durante a minha experiência, não sofreu qualquer tipo de atraso ou desfasamento da voz relativamente à imagem. O preço é algo elevado, mas justifica-se em pleno pelas características e capacidades sonoras desta barra de som.

Nota: 5/5
sony.pt | €400

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version