Play – SteelSeries Arctis 1 Wireless

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

O Arctis 1 foi desenhado com a mobilidade em mente – apesar de terem um aro em aço, são mais leves que os outros modelos da gama e podem ser usados sem fios, através de uma ligação de 2,4 GHz proprietária da Steelseries. Esta funciona através de um dongle USB Type-C de pequenas dimensões, que pode ser ligado a todos os tipos de equipamentos portáteis, desde computadores a telemóveis, passando pela Nintendo Switch. Contudo, também pode ser ligado a computadores de secretária ou consolas, como a PS4 ou XBox.

Além da ligação sem fios, ainda se pode usar um cabo USB tradicional (microUSB para USB Type-A), o que é uma novidade, porque noutros modelos Arctis é utilizada uma entrada especial da Steelseries, que também serve para carregar a bateria dos auscultadores ou um cabo analógico (todos os cabos e adaptadores estão incluídos).

Outra novidade dos Arctis 1 Wireless é que o microfone, em vez de recolher para dentro do auscultador esquerdo, como é habitual, é amovível, o que pode contribuir para o menor peso deste headset.

O conforto é tão bom quanto o dos outros modelos, no entanto como o aro dos Arctis 1 é um pouco mais pequeno, os auscultadores ficam mais justos à cabeça, o que é uma vantagem quando se está a usar em mobilidade, porque não caem com tanta facilidade. O facto de serem um pouco mais apertados, não impede que se consigam usar durante horas fio sem problemas.

O som é bom, mas não é brilhante quando se está a usar em modo wireless. Se passar para o cabo analógico, as coisas melhoram bastante, mas, mesmo assim, não ficam tão boas como noutros modelos da Steelseries. O problema é que o som parece algo abafado em todas as frequências, mesmo quando se aumenta o volume da reprodução.

A configuração é simples: se estiver a usar o dongle wireless ou o cabo USB, basta ligá-los e eles começam a funcionar. Não há nenhuma necessidade de instalação de drivers ou de software, tanto no Windows como nas consolas.

Segundo a Steelseries, a bateria dos Arctis 1 Wireless dura vinte horas – consegui mais ou menos chegar a essa valor com cerca de dezoito horas de funcionamento com uma carga.


Distribuidor: Fraggerzstuff

Contacto: fraggerzstuff.pt

Preço: €119,99


Ficha Técnica

Resposta de frequência: 20 – 20 000 Hz
Impedância: 32 Ohm
Ligações: Wireless 2,4 GHz, jack de 3,5 mm, USB
Autonomia: 20 horas

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version