Guia completo para ver as séries da nova Apple TV+ em todo o lado

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 8 min

Ainda não se pode dizer que a Apple TV+, o novo serviço de streaming por assinatura mensal da empresa liderada por Tim Cook, é um concorrente sério de Netflix. E uma das razões para que isto aconteça tem que ver com a quantidade e variedade de conteúdos disponíveis.

Enquanto na Netflix (e também na HBO ou Amazon Prime) temos centenas de filmes, séries e documentários para ver, a Apple TV+ conta apenas com oito produções, de momento: See, The Morning Show, Dickinson, For All Mankind, A Rainha Elefante, Helpsters (série infantil), Escritor Fantasma e Snoopy no Espaço. Assim, é impossível recomendar este serviço em vez de qualquer outro, pelo que apenas podemos dizer que é interessante experimentar gratuitamente durante uma semana, o período gratuito que a Apple oferece a novos assinantes.

Se for, até, um adepto forte do binge watching (ver episódios todos de seguida) é mesmo possível que consiga ver grande parte dos conteúdos – o problema é que as temporadas não ficam disponíveis todas de uma só vez, como na Netflix – ao contrário disso, a Apple lança novos episódios todas as Sextas-Feiras.

Como (e para onde) é que posso descarregar a app da Apple TV+?
Primeiro, é preciso dizer que não há, propriamente, uma aplicação ‘Apple TV+’, uma vez que as séries estão incluídas na aplicação Apple TV que já existia. Todos os dispositivos da Apple têm acesso a esta app, como é óbvio. Aqui, há uma boa notícia para quem já tiver comprado um iPad, iPhone, iPod Touch, Mac ou Apple TV depois de dia 10 de Setembro – há um ano gratuito de Apple TV+ à sua espera, assim que entrar com a sua conta iCloud na app. O acesso gratuito à Apple TV+ também está disponível para a assinatura Estudante da Apple Music. Todos os outros utilizadores têm apenas direito à tal semana grátis, sendo o valor de 4,99 euros/mês a partir daí.

A Apple TV+ funciona, tal como a Netflix ou a HBO, sob a forma de uma app gratuita – pode descarregá-la para o seu telefone, tablet ou computador da Apple (nos novos iPhone 11, por exemplo, já vem instalada por defeito) a partir da loja.

Se quiser ver as séries directamente numa Smart TV, vai ser mais complicado, isto porque a app só está disponível, de momento, para televisões da Samsung e apenas para alguns modelos mais recentes: pode ver a lista completa de modelos compatíveis aqui. Outra alternativa, é usar o browser para ver as séries noutro computador: o Apple TV+ é compatível com o Safari, o Firefox e o Chrome. Uma vez que é possível ver as séries da Apple no navegador da Google, pode usá-lo em smartphones Android ou em televisões com Android TV para ver os conteúdos originais da Apple – se for a primeira vez que entra neste serviço, por esta via, também vai ter um ano grátis.

Fazer login e começar a ver as séries
Depois de ter a app instalada ou de aceder à plataforma via browser, vai logo ver o ecrã que lhe mostra a oferta de um ano ou de uma semana, conforme o que dissemos anteriormente – tem de usar a sua conta iCloud/Apple para ter acesso, não se esqueça. Se for mesmo a primeira vez que usa uma conta recém-criada da Apple tem de introduzir os seus dados pessoais, incluindo o número de cartão de crédito.

A interface Web da plataforma é um pouco diferente da app e também varia conforme estejamos a ver num computador e num smartphone: neste último caso, as séries aparecem todas sob forma de um cartaz de cinema, bastando tocar em cima de ‘Ver episódio’ para começar a ver.

Na Apple TV é preciso ter em atenção uma coisa: os filmes que também lá vai encontrar são em regime de compra ou aluguer e não fazem parte do serviço da Apple TV+; desta forma, não se admire se escolher ver Spider-man Far From Home e lhe foram pedidos 16,99 ou 3,99 euros. Lembre-se: a Apple TV+ é uma área dentro da app Apple TV e tem apenas séries, por isso tem de tocar no cartão preto ‘Apple TV+’ que aparece várias vezes na interface.

Descarregar episódios e ver mais tarde
Na app há uma coisa que não pode fazer no browser: fazer download episódios para ver off-line. Para isso, basta tocar no ícone azul da nuvem que tem uma uma seta para baixo . Todos os episódios Apple TV+ que transferir para o iPhone ou iPad vão poder ser acedidos em ‘Biblioteca’ > ‘Descarregado’. Se deixar um episódio a meio, pode começar a vê-lo mais tarde no exacto ponto onde o deixou, seja no Mac, no Chrome ou numa televisão, tem apenas de entrar na série e tocar em ‘Retomar episódio’.

Outras funcionalidades da Apple TV+
Todas as séries originais da Apple estão em 4K e foram filmadas com as tecnologias Dolby Vision e Dolby Atmos (imagem e som, respectivamente). Na interface de vídeo de cada episódio encontra vários botões que permitem interagir com o conteúdo que está a ver: pode ajustar a imagem ao ecrã, regular o som, avançar ou retroceder quinze segundos, enviar o conteúdo para uma Apple TV e escolher o idioma do áudio e das legendas.

Pode também partilhar o link de cada episódio por email, mensagem ou nas redes sociais: na área de cada um deles, experimente tocar no botão com um quadrado e uma seta que fica no canto superior direito para aceder às opções de partilha: se usar o AirDrop para enviar um conteúdo para um Mac, o episódio abre passados uns segundos no Safari.

A última grande funcionalidade da Apple TV+ é poder ser usada na opção ‘Partilha com a família’, o que permite que cinco pessoas que estejam associadas a uma conta iCloud/Apple possam também ver as séries, sem pagar mais por isso. Para convidar membros da família (ou amigos), configure esta opção no iPhone ou no iPad na área de conta das ‘Definições’ (onde mostra a sua foto e o seu nome), em ‘Partilha com a família’. Depois, basta seguir as indicações que vão aparecendo até chegar ao ecrã onde lhe é pedido para convidar as pessoas. Assim que recebam a notificação para se juntar à sua “família”, têm apenas de entrar na app com os respectivos dados de login para terem acesso à Apple TV+.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version