Fujifilm GFX50R

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Se não fosse o impressionante sensor de formato médio de 51,4 MP e o facto de estarmos perante a máquina de formato médio mais barata do mercado, era difícil recomendar a GFX50R.

Estamos a falar numa câmara de formato rangefinder (como as Olympus Pen), com um sistema de focagem automática algo irregular e lento (apenas com detecção por contraste), sem estabilização de imagem (apenas na objectiva de 250 mm) e com capacidades de vídeo limitadas (apenas 1080p até 30 fotogramas por segundo).

Mas, voltando ao elemento de destaque desta câmara: o sensor de formato médio corresponde a um aumento de área de captação de luz 67% superior a uma câmara Full-Frame (correspondente ao filme de 35 mm), o que, como deve imaginar, permite-lhe captar detalhe onde outras câmaras jamais sonhariam conseguir captar. Junte-se ao sensor o poderoso X-Processor Pro, e poderá esperar excelentes resultados, mesmo em modo JPEG, onde poderá aplicar os filtros simuladores de películas clássicas Fujifilm, como o Velvia, Astia ou o Acros a preto e branco.

Por ter um sensor maior que uma full-frame, a escolha de uma objectiva implica a conversão de 0.8x, ou seja, a objectiva utilizada, uma GF Fujinon 63mm f/2.8 R WR tem, na realidade, uma amplitude focal de 50 mm. A própria utilização de um sensor destas dimensões exige alguma habituação para se obter os resultados desejados, como ignorar o sistema de focagem automática, e saber como configurar correctamente (de forma manual) todos os parâmetros, para obtermos excelentes resultados.

Igualmente frustrante é a gravação de vídeo. Captar 1080p a 30 fps, nos dias que correm, é absurdo, especialmente se tivermos em conta que não temos qualquer tipo de estabilização para nos ajudar. Basicamente, esta GFX 50R fez-nos voltar a apreciar todo o processo de fotografia, tal como acontecia no passado, embora, por vezes, a incerteza dos resultados nos possa deixar desanimados.


Distribuidor: Colorfoto

Site: fujifilm.eu/pt

Preço: €3895 (só corpo)


Ficha Técnica

Sensor: 51,4 MP (CMOS Formato Médio)
Processador de Imagem: X-Processor Pro
Ecrã: 3.2 polegadas táctil basculante
Gravação de Vídeo: 1080p até 30 fps
Dimensões: 160,7 x 96,5 x 66,4 mm
Peso: 690 gr (corpo)

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version